Educação Online: um caminho para inclusão de Pessoas com Deficiência na sociedade

Autores

  • Janae Gonçalves Martins Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI
  • Andréa Miranda Instituto Virtual de Estudos Avançados – VIAS
  • Fernando José Spanhol Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v6i0.190

Resumo

Considerando as necessidades da sociedade atual de se prover educação para todos de forma igual, busca-se neste artigo discutir possíveis soluções para o emprego da Educação a Distância como inclusão social e desenvolvimento de tecnologias nos mais diversos níveis, com uma modelagem educacional adequada a cada situação de aprendizagem, visando a acessibilidade, a usabilidade, a flexibilidade e a funcionalidade das diferentes ferramentas de suporte a cursos de EaD. Este artigo apresenta conceitos fundamentais para a concepção de Tecnologias de Informação e Comunicação que visem o desenho universal e consequentemente a inclusão social. É aprensentado a importancia dos ambiente virtuais de aprendizagem terem funcionalidades para que o acesso e a interação de qualquer usuário, independente de sua condição física, sensorial ou motora possa acontecer de forma fácil, eficaz e eficiente, sem que para isso, haja perda de informação, mudança significativa na interface ou sobrecarga cognitiva nos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEVEN, Neveson (1998). “Usability Issues in Web site desingn. I: Procedindings of UPA’98,” Washigton DC, 22-26. diponível em http://www.usability.serco.com/papers/usweb98.pdf. Janeiro de 2005.

CYBIS, Walter Abreu. “Ergonomia de Interface-Humano-Computador”. http://labutil.inf.ufsc.br, Maio de 2004.

GODINHO, Francisco. “Internet para Necessidades Especiais”. , janeiro de 2005.

LEITE, Jair C. Desenvolvimento de Interface de Usuário decSistemas Web. 4° Workshop sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. UFSC, SBC, 2001 ISBN 85-88442-09-4.

FERREIRA, Luiz de França. Ambiente de aprendizagem construtivista. Disponível em: <http://www.penta.ufrgs.br/~luis/Ativ1/Construt.html>. Acesso em: 17 dez. 2001.

Downloads

Publicado

2008-05-24

Como Citar

Gonçalves Martins, J., Miranda, A., & Spanhol, F. J. (2008). Educação Online: um caminho para inclusão de Pessoas com Deficiência na sociedade. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 6. https://doi.org/10.17143/rbaad.v6i0.190

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)