As variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem em cursos on-line

Autores

  • Tania Mikaela Garcia

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v6i0.186

Palavras-chave:

Cibercultura. Cursos on-line. EaD

Resumo

São inúmeras as variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem na EaD. Interessa ao presente trabalho levantar algumas dessas variáveis com o propósito de contribuir para a formação de professores que intentam iniciar seus estudos sobre a cibercultura ou sua prática na modalidade a distância, visando ao sucesso de um curso on-line. Inicia-se com uma breve reflexão acerca dos paradigmas educacionais na cibercultura. Dentre as muitas variáveis, optou-se por abordar as seguintes: o modelo comunicacional característico do ciberespaço; o peopleware; as funções de tutoria e autoria assumidas pelo professor; a multilinearidade do hipertexto; a autonomia do aprendiz; a distância transacional e o feedback. Espera-se contribuir para a quebra de algumas resistências docentes, por meio de informações que desmistifiquem a EaD e somem na formação do profissional da Educação, para que ele possa atuar com competência nessa modalidade de ensino.

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Publicado

2008-05-24

Como Citar

Garcia, T. M. (2008). As variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem em cursos on-line. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 6. https://doi.org/10.17143/rbaad.v6i0.186

Edição

Seção

Artigos