Hipertexto como instrumento para apresentação de informações em ambiente de aprendizado mediado pela internet.
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v4i0.166Palavras-chave:
Design, Educação a Distância, HipertextoResumo
Esta artigo analisa o hipertexto como um instrumento pedagógico eficaz para o indivíduo construir seus sentidos e significar o mundo através de uma relação compartilhada, coletiva e social. Problemas de comunicação e de informação foram considerados neste artigo, fatores essenciais na configuração de ambientes educacionais. Neste trabalho, considera-se a importância do uso de ferramentas de Design na organização dos hipertextos em ambientes para educação a distância, principalmente neste momento em que a tecnologia da informação está transformando, sensivelmente, o entorno e as relações sociais dos indivíduos.Downloads
Referências
CAMPOS, G. H. B. Modalidade de uso de Software Educacional na Web, ambientes de aprendizagens e portais educacionais. Rio de Janeiro. Senac, 2002
CHARTIER, R. Cultura Escrita, Literatura e História. Porto Alegre. Armed, 2001.
_________, A aventura do livro do leitor ao navegador. São Paulo. UNESO, 1998.
COULON, A. A Escola de Chicago. Campinas. Papirus, 1995.
JOHNSON, Steven. Cultura da Interface como o Computador Transforma a nossa Maneira de Criar e Comunicar. Rio de Janeiro. Jorge Zahar, 2001.
LÉVY, P. O Que é Virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.
___________. Cibercultura.. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999
MAMEDE-NEVES, A. Conversando com Sara Paín Série Convergências, Rio de Janeiro: CEPERJ,1997, n. 5.
MAMEDE-NEVES, A. CD-Rom Aprendendo Aprendizagem. Rio de Janeiro. PUC-Rio, 1999
MARGOLIN, V. O Designer e a Situação Mundial. in Arcos design e cintura e visualidade. Rio de Janeiro. Contra Capa, 1998.
NICOLACI DA COSTA, A. M. Na Malha da Rede. os Impactos Íntimos da Internet. Rio de Janeiro. Campus, 1998.
NORMAN, D A The invisible Computer. Why good products can fail the personal computer is so complex and information appliances are the solutions. EUA: MIT Press.1999.
PARENTE, A. Imagem Máquina. São Paulo. 34, 2001. 3º edição
PREECE, Jenny. A guide to usability. Addison- Wesley, 1997.
RAMAL, A. C. Educação na Cibercultura. São Paulo. Armed, 2001.
REZENDE, A C. Hipertexto, construção do conhecimento e a disponibilização do material didático na internet. Dissertação de mestrado. PUC-Rio, 2003.
SIMMEL, G. “A Metrópole e sua Vida Mental” in O Fenômeno Urbano. (org. Velho, G.). Rio de Janeiro. Guanabara, 1987.
VELHO. G. Individualismo e Cultura. Rio de Janeiro. Zahar, 1981.
Web Style Guide. Disponível em: <http://www.webstyleguide.com/index.html?/>. Acesso em 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.