Inclusão Digital e Educação On-line em Prol da Cidadania: pontos para reflexão
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v3i0.161Resumo
O objetivo deste artigo é estimular o interesse do leitor em avaliar as possibilidades da Educação a Distância, EAD, em seu formato de didática on-line, EOL colaborativa, como um método possível de auxílio à produção de conhecimentos, com a finalidade de desenvolver a cidadania. No decorrer do estudo conceitua-se as multifacetas da cidadania, seus principais aspectos e indica-se evidências de que a inclusão digital e a metodologia do EOL colaborativo constituem opções para a informação e o conhecimento.Downloads
Referências
Associação Brasileira da Educação a Distância, ABED no site www.abed.org.br em 02/04/2002
AZEVEDO, Wilson em entrevista a Universidade Virtual Brasileira, disponivel no site da Universidade Virtual Brasileira, http://www.uvb.br/br/atualidades/entrevistas/wilson.htm em 01/06/2002
MOORE, M. (1993).. Theory of Transactional Distance (Teoria da Distância Transacional). Em (…………, ed.) Theoretical Principles of Distance Education. London: Routledge, p. 22-38. Traduzido por Wilson Azevêdo, com autorização do autor, em 10/08/2003 Revisão de tradução: José Manuel da Silva. disponível on-line na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, 1(1), no site da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED): www.abed.org.br
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede (A era da informação:economia, sociedade e cultura; v.I), 5a ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001
CASTRO,André; SANTOS, Keli; RIBEIRO, José Luiz. Modelo para a formatação dos artigos a serem utilizados no Enegep 2003. Porto Alegre, 2003
Comitê para a Democratização da Informática, CDI: democratizando a informática, promovendo à cidadania, no site www.cdi.org.br , em 19/06/2003
Clube de Roma. Sem Limites ao Conhecimento, mas com Limites à Pobreza: rumo a uma Sociedade do Conhecimento Sustentável. Contribuição do Clube de Roma à Cúpula Global sobre DesenvolvimentoSustentável, por ocasião do 30ºAniversário do Primeiro Relatório ao Clube de Roma:Os Limites ao Crescimento disponível em arquivo pdf através do site http://www.clubofrome.org em 18 Junho 2003
Educação sem Barreiras, reportagem editada em Valor Econômico através do site http://www.webjornal.net/noticias/455991049462123.html em 04/07/2003
FERGUSON, Marilyn. Les enfants du verseau: pour un nouveau paradigme. traduit et adapté de l'américain para Guy Beney, Paris: Ed. Calmann-Lévy, 1981
HABERMAS, Jürgen. (1995) - O Estado-Nação Europeu frente aos Desafios da Globalização, em Novos Estudos CEBRAP. Nº 43. p. 87-101
LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999
LEVY, Pierre. Collective Intelligence. The Canada Research Chair on Collective Intelligence at the University of Ottawa. (Pierre Levy) no site http://www.collectiveintelligence.info/ em 19/06/2003
LITTO, Frederick. Palestra na Escola do Futuro. São Paulo, 1997
MARSHALL, Thomas H. Cidadania, Classe Social e Status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967
MELO, Itamar. Reportagem editada no Jornal Zero Hora em 29/06/2003 - Telecentros. Solidariedade - Internet muda a vida na periferia - Telecentros instalados em bairros pobres de Porto Alegre oferecem oportunidade de acesso gratuito às facilidades disponíveis na rede mundial de computadores. Reportagem de Itamar Melo, editado no Jornal Zero Hora, itamar.melo@zerohora.com.br, Porto Alegre, em 29/06/2003
NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995
NIPPER, Søren. Third Generation Distance Learning and Computer Conferencing , Aarhus Technical College and DEUS Consortium, Aarhus, Denmark 1989 disponível através do site http://icdl.open.ac.uk/literaturestore/mindweave/chap5.html em 09/07/2003
PETERS, Otto. Didática do ensino a distância: experiências e estágios da discussão numa visão internacional. São Leopoldo: Unisinos, 2001
PROCEMPA. Telecentros. http://www.portoalegre.rs.gov.br/telecentros/. Nos locais pode-se contatar com Lindomar Oliveira, oliveirars3@hotmail.com; Everton Padilha, evertonpadilha@hotmail.com; Débora Oliveira, déboraoeoliveira@ig.com.br e ainda Ezequiel Nascimento ezeln@terra.com.br, Porto Alegre, 2003
PROCIÊNCIA - Núcleo de Estudos em Educação & EAD no site www.prociencia.com.br em 24/07/2003
QUÉAU, Felippe. Cibercultura e info-ética. In: MORIN, Edgar. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2001 p. 460-480
SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Exclusão digital: a miséria na era da informação. Fundação Perseu Abramo, São Paulo, 2001
VIEIRA, Liszt. Os Argonautas da Cidadania: a sociedade civil e a globalização. Rio De Janeiro: Record, 2001
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.