Relato de uma experiência de Sistema Híbrido no Ensino Fundamental: Projeto Aulativa

Autores

  • Laura Maria Coutinho Lopes Núcleo de Computação Eletrônica – UFRJ Cidade Universitária - Ilha do Fundão – Rio de Janeiro – RJ – Brasil,
  • Carlos Klimick Departamento de Artes & Design – PUC-Rio Rua Marquês de São V icente, 225 – Rio de Janeiro – RJ - Brasil,
  • Marco Antonio Casanova Departamento de Informática – PUC-Rio Rua Marquês de São Vicente, 225 – Rio de Janeiro – RJ – Brasil,

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v2i0.146

Palavras-chave:

Educação a distância

Resumo

O Projeto Aulativa teve como objetivo principal repensar o modelo tradicional de aula e, ao mesmo tempo, introduzir novas práticas educacionais. Os princípios norteadores do projeto incluíram, entre outros, estimular a cooperação entre os participantes e desenvolver a autonomia na busca da informação e a capacidade de investigação. Para isso, utilizou-se, como metáfora, o recurso das histórias interativas. O projeto, iniciado em 1999, abrangeu uma comunidade virtual de cerca de 400 alunos, 24 professores, 8 tutores.

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Biografia do Autor

Laura Maria Coutinho Lopes, Núcleo de Computação Eletrônica – UFRJ Cidade Universitária - Ilha do Fundão – Rio de Janeiro – RJ – Brasil,

Núcleo de Computação Eletrônica – UFRJ
Cidade Universitária - Ilha do Fundão – Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Carlos Klimick, Departamento de Artes & Design – PUC-Rio Rua Marquês de São V icente, 225 – Rio de Janeiro – RJ - Brasil,

Departamento de Artes & Design – PUC-Rio
Rua Marquês de São V icente, 225 – Rio de Janeiro – RJ - Brasil.

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Publicado

2008-05-24

Como Citar

Coutinho Lopes, L. M., Klimick, C., & Casanova, M. A. (2008). Relato de uma experiência de Sistema Híbrido no Ensino Fundamental: Projeto Aulativa. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 2. https://doi.org/10.17143/rbaad.v2i0.146

Edição

Seção

Artigos