Novas Tecnologias no E-learning: Desafios e Oportunidades para o Design
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v2i0.139Resumo
Este artigo define três aspectos tecnológicos dos modernos sistemas de E-learning, descreve sua importância para a eficiência de tais sistemas e examina como estes desenvolvimentos devem ser levados em conta no processo de design de produtos eficazes de E-learning. Com o crescimento mundial do mercado de E-learning, novas ferramentas, padrões e conceitos vem surgindo com intuito de otimizar a produção de soluções educacionais. Planejar, estruturar e produzir soluções completas para este mercado passa agora pelo crivo de certos requisitos antes inexistentes. Termos como LMS, SCORM, AICC e Learning Objects precisam estar enraizados na cultura de desenvolvedores de aplicações em E-learning para que seu produto tenha uma real validade e uma estrutura eficiente. Recentemente o desenvolvimento de um curso online assemelhava-se a de um website institucional padrão, onde eram levados em consideração apenas as restrições tecnológicas encontradas na mídia online. Agora, além da modelagem de usuários e de tarefas encontradas em ambos os planejamentos, é necessário se levar em conta questões na arquitetura da informação, marcação e aproveitamento correto do conteúdo que estará se relacionando diretamente com as ferramentas administrativas utilizadas especificamente para o E-learning dentro de uma instituição. Este trabalho visa conceituar os elementos presentes em uma estrutura de um projeto de E-learning e vislumbrar a necessidade da participação do Designer interativo no processo desde seu início. As soluções apresentadas neste trabalho contaram com participação direta do autor em seu planejamento e desenvolvimento.Downloads
Referências
http://www.elearningbrasil.com.br
Objetos de Aprendizado: Um novo modelo direcionado ao Ensino a Distância Raphael Winckler de Bettio - Alejandro Martins, Dr. (http://www.abed.org.br)
Design Centrado no Usuário: Mudança de paradigma - SERG
LONGMIRE, W. A Primer On Learning Objects. American Society for Training & Development. Virginia. USA. 2001. (http://www.learningcircuits.org/mar2000/primer.html)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.