Distance education public policy and practice in the higher education: The Case of Indonesia.
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v2i0.128Resumo
O presente artigo faz uma análise da situação passada, presente e futura da Educação a Distância na educação superior (graduação), na Indonésia. A ênfase do artigo é no papel e no impacto das decisões das políticas públicas no que se refere à aceitação e ao uso da Educação a Distância, à regulamentação governamental e garantia da qualidade, e ao financiamento dos projetos. Este artigo é, em parte, baseado em dados pesquisados para um projeto de apoio ao governo da África do Sul no processo de reformulação da sua política pública para a EAD, considerando modelos de casos sobre como outros países, em estágio similar de desenvolvimento econômico, aborda tais questões. Enquanto revendo um aspecto amplo das atividades de educação a distância no ensino superior Indonésio, o artigo apresenta uma analise mais detalhada da situação na Universidade de Terbuka, a Universidade Aberta da Indonésia.Downloads
Referências
Anggoro, M.T.: Hardhono, A.P.; Belawati, T.; & Damayanti, T. (2001). "Tutorial Elektronika Melalui Internet dan Fax-Internet." Jurnal Pendidikan Terbuka dan Jarak Jauh, 2 (1), 60-77.
Bates, A. W. (1995). Technology, Open Learning and Distance Education. London: Routledge
Belawati, T. (1999) A Supermarket Model of Distance Education: an Effort to Enhance Equity for Quality Education. Presented at the 5th UNESCO-ACEID international Conference
Daniels, J.S. (1996). Mega-Universities and knowledge Media: Technology Strategies for Higher Education. London: Kogan Page
Darmayanti, T.; Aslichati, L.; Karim, F. (2002). Penerapan E-learning Untuk Tutorial Pada Pendidikan Jarak Jauh. Paper presented in National Seminar of Educational Technology in Jakarta, 18-19 July, 2002
DGHE. 2001. Higher Education Strategy on Information and Communication Technology. Jakarta: Ministry of National Education
DIKTI (2002) Utilisasi Bandwith melalui Jaringan VSAT Tahun 2001. Unpublished report.
Hardhono. A.P. & Belawati, T. (1999). Utilization of Fax Internet for Distance learning Support. Presented at ICDE Conference 1999
Julaeha, S. & Suparman, A. (1999) "Pendidikan Tinggi Bermodus Tunggal dan Ganda" in Belawati , T. (et.al.) (eds.). Pendidikan Terbuka dan Jarak Jauh. Jakarta: Universitas Terbuka.
Khan, A.W. (2002) Telecommunications and the Global Education Challenge. Presented at PTC 2002 Conterence Plenaries, Jakarta, January 2002.
Majumdar, S. (2000) A Framework for Selecting Appropriate Web-based Instruction. Presented in 14th Annual Conference of AAOU, Manila, Philippines, October 2000.
Padolina. M.C. (2001) IT For University Teaching. Presented at UP Alumni Council Meeting, UP Diliman, June 2001.
Pambudi, T. S.; & Banirestu, H. (2002). "Mencorong Dengan Model Maskapai Penerbangan." SWASEMBADA, 10 (XVIII), pp. 46-48. 29 May 2002.
Peters, O. (2000). "The Transformation of The University into An Institution of Independent Learning". In
Evans, T. & Nation D. (2000). ChangingUniversity Teaching. Open and Distance Learning Series. London: Kogan Page
Peters, O. (2001) Learning and Teaching in Distance Education: Paedagogical Analysis and Interpretations in an International Perspectives. Open and Distance Learning Series. London: Kogan Page
Purbo, O. (2003) Indonesia. Digital Review of Asia Pacific 2003/2004, p. 1-11.
Tiffin, J. & Rajasingham, L. (1995) In Search of the Virtual Class: Education in an Information Society. London: Routledge.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.