Comunidades em rede de computadores: abordagem para a Educação a Distância - EAD acessível a todos

Autores

  • Alfredo Eurico Rodrigues Matta Pesquisador do CNPQ, DT2, Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Salvador (1990), graduação em História pela Universidade Católica do Salvador (1988), mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia/ Université Laval (Canadá) (2001). Pós-Doutorado na Universidade do Porto em Educação a Distância e Comunidades de Aprendizagem Internacionais em Língua Portuguesa, apoiado pelo CNPQ (2006).

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v2i0.124

Palavras-chave:

Educação a distância

Resumo

O presente artigo estuda os sistemas de Educação à Distância (EAD). Inicia discutindo questões fundamentais sobre definição e abordagens EAD, para depois centrar a análise no enfoque das comunidades de práxis e comunidades de aprendizagem, forma sócio-construtivista de trabalho em EAD. Após discutir algumas bases teóricas sobre o assunto, o artigo apresenta um estudo descritivo sobre os ambientes existentes em soluções EAD, voltadas para a realização de comunidades de aprendizagem e suas aplicações. Finalizando, inicia uma discussão sobre conseqüências e necessidades futuras de pesquisas que possam complementar a iniciativa do estudo apresentado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alfredo Eurico Rodrigues Matta, Pesquisador do CNPQ, DT2, Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Salvador (1990), graduação em História pela Universidade Católica do Salvador (1988), mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia/ Université Laval (Canadá) (2001). Pós-Doutorado na Universidade do Porto em Educação a Distância e Comunidades de Aprendizagem Internacionais em Língua Portuguesa, apoiado pelo CNPQ (2006).

Pesquisador do CNPQ, DT2, Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Salvador (1990), graduação em História pela Universidade Católica do Salvador (1988), mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia/ Université Laval (Canadá) (2001). Pós-Doutorado na Universidade do Porto em Educação a Distância e Comunidades de Aprendizagem Internacionais em Língua Portuguesa, apoiado pelo CNPQ (2006).

Referências

Brien, Robert (1991). Science cognitive et formation. Ste-Foy: Presses de l'Université du Québec.

Bruer, John (1994). Schools for thought: a science of learning in the classroom. MIT Press. Boston, USA.

Bruffee, Kenneth (1999). Collaborative learning. Johns Hopkins University Press.Baltimore, USA.

Doll Jr, Willian (1998). Currículo: uma perspectiva pós - moderna.Artes Médicas. Porto Alegre, RS.

Dolle, Jean Marie (1987). Para compreender Piaget. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, RJ.

Freire, Paulo (1980). Conscientização. Editora Morais. São Paulo, SP.

Gane, Chris, SARSON, Trish (1995). Análise estruturada de sistemas. LTC. Rio de Janeiro, RJ.

Giard, Jacqueline (1991). Communiquer pour apprendre, étude exploratoire de la resolution de problème par le groupe sur réseau micro - informatique local. Collège Sherbrooke. Sherbrooke.

Grégoire, Réginald e Laferrière, Thérèse. Apprendre ensemble par projet avec l'ordinateur em réseau. [on line] Disponível na Internet via URL: http://www.tact.fse.ulaval.ca/fr/html/sites/guidep.html;

Jonassen, David. Computers in the classroom. Prentice Hall. N.J., USA.

Jonassen, David, et al (1996). Cognitive flexibility hypertexts on the web: engaging learners in meaning making. Web-based instruction. LEA. N.J., USA.

Jonassen, David, Beissner, Katherine e Yacci, Michael (1993). Structural knowledge, techniques for representing, conveying, and acquiring structural knowledge. LEA. N.J., USA.

Jonassen, David e Grabowski, Bárbara (1993). Handbook of individual differences, learning & instruction. Pgs., 433-435. LEA. N.J., USA

Larman, Craig (2000). Utilizando UML e padrões. Bookman. Porto Alegre, RS.

Martineau, Robert (1997). Tese de doutorado: L'Echec de l'apprentissage de la pensée historique à l'école secondaire. Contribuition à l'elaboration de fondaments didatiques pour enseigner l'Histoire. Université Laval. Quebec, USA.

Moreira, M (1983). Ensino e aprendizagem, enfoques teóricos. Editora Morais. São Paulo, SP.

Not, Louis (1981). As pedagogias do conhecimento. Difel. São Paulo, SP.

Downloads

Publicado

2008-05-24

Como Citar

Rodrigues Matta, A. E. (2008). Comunidades em rede de computadores: abordagem para a Educação a Distância - EAD acessível a todos. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 2. https://doi.org/10.17143/rbaad.v2i0.124

Edição

Seção

Artigos