COMA: conceitos, mapas e autoria de material instrucional em hipertexto
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v2i0.119Resumo
Mapas conceituais são representações não-lingüísticas que auxiliam nos processos de ensino e de aprendizagem assim como na representação do conhecimento. Neste artigo, descrevem-se brevemente as funcionalidades do software COMA, um ambiente gratuito para usuários registrados que tenham propósitos de educação e pesquisa; este se baseia no uso de mapas conceituais e permite a autoria de material instrucional para publicação em hipertexto. A partir do mapa conceitual, aulas, por exemplo, podem ser geradas em documentos em hipertexto (páginas em HTML) que indexam os inúmeros arquivos de texto, imagem, animação, etc., de forma que seja aumentada a produtividade do usuário.Downloads
Referências
AMORIM, J. A. (2002). Os Professores, a Empregabilidade e a Sociedade da Informação. Revista de Informação e Tecnologia, http://www.revista.unicamp.br/navegacao/index2.html, 12 de Agosto, 2002.
BARRETO, L. S. (2002). Maestro: uma ferramenta de planejamento e desenvolvimento de conteúdos em formato hipertexto como instrumento de gestão do conhecimento. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, http://www.abed.org.br/, Vol.1, N° 1, Julho, 2002.
NOVAK, J. D., & D. B. GOWIN. (1984). Learning How to Learn. Cambridge, UK: Cambridge University Press, http://uk.cambridge.org/.
TURNS, J., & ATMAN, C. J., & ADAMS, R. (2000). Concept Maps for Engineering Education: A Cognitively Motivated Tool Supporting Varied Assessment Functions. IEEE Transactions on Education, http://www.ewh.ieee.org/soc/es/, Vol. 43, N° 2, May 2000. URL 1: http://www.w3.org/Protocols/ - The World Wide Web Consortium - Hypertext Transfer Protocol -Acesso: 1 de Julho de 2003.
URL 2: http://www.w3.org/MarkUp/ - The World Wide Web Consortium - HyperText Markup Language - Acesso: 1 de Julho de 2003.
URL 3: http://www.cempem.fae.unicamp.br/lapemmec - UNICAMP - Projeto: "Ambientes Computacionais na Exploração e Construção de Conceitos Matemáticos no Contexto da Formação Reflexiva de Professores" - Laboratório de Pesquisa em Educação Matemática Mediada por Computador do Círculo de Estudos, Memória e Pesquisa em Educação Matemática da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - Acesso: 1 de Julho de 2003.
URL 4: http://cmap.coginst.uwf.edu/ - The IHMC Concept Mapping Software - Acesso: 1 de Julho de 2003.
URL 5: http://www.inspiration.com/ - The Inspiration Software - Acesso: 1 de Julho de 2003.
URL 6: http://java.sun.com/ - Java Technology - Acesso: 1 de Julho de 2003.
URL 7: http://teleduc.nied.unicamp.br/ - UNICAMP - Ambiente de Ensino a Distância TelEduc - Acesso: 1 de Julho de 2003.
URL 8: http://www.softwarelivre.unicamp.br/sl - UNICAMP - Software Livre - Acesso: 1 de Julho de 2003.
URL 9: http://www.ead.unicamp.br/ - UNICAMP - Educação a Distância - Acesso: 1 de Julho de 2003
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.