COMA: conceitos, mapas e autoria de material instrucional em hipertexto

Autores

  • Joni A. Amorim Departamento de Semicondutores, Instrumentos e Fotônica da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas - http://www.fee.unicamp.br/ - (19)3212-2506 - Cidade Universitária Zeferino Vaz - Av. Albert Einstein 400 - Bloco A - CEP 13081-970 - Campinas - SP -
  • Carlos Machado
  • Rosana G. S. Miskulin Laboratório de Pesquisa em Educação Matemática Mediada por Computador do Círculo de Estudos, Memória e Pesquisa em Educação Matemática da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - http://www.cempem.fae.unicamp.br/lapemmec/ - Campinas - SP - Brasil. misk@unicamp.br
  • Mauro S. Miskulin. Departamento de Semicondutores, Instrumentos e Fotônica da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas - http://www.fee.unicamp.br/ - (19)3212-2506 - Cidade Universitária Zeferino Vaz - Av. Albert Einstein 400 - Bloco A - CEP 13081-970 - Campinas - SP -

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v2i0.119

Resumo

Mapas conceituais são representações não-lingüísticas que auxiliam nos processos de ensino e de aprendizagem assim como na representação do conhecimento. Neste artigo, descrevem-se brevemente as funcionalidades do software COMA, um ambiente gratuito para usuários registrados que tenham propósitos de educação e pesquisa; este se baseia no uso de mapas conceituais e permite a autoria de material instrucional para publicação em hipertexto. A partir do mapa conceitual, aulas, por exemplo, podem ser geradas em documentos em hipertexto (páginas em HTML) que indexam os inúmeros arquivos de texto, imagem, animação, etc., de forma que seja aumentada a produtividade do usuário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMORIM, J. A. (2002). Os Professores, a Empregabilidade e a Sociedade da Informação. Revista de Informação e Tecnologia, http://www.revista.unicamp.br/navegacao/index2.html, 12 de Agosto, 2002.

BARRETO, L. S. (2002). Maestro: uma ferramenta de planejamento e desenvolvimento de conteúdos em formato hipertexto como instrumento de gestão do conhecimento. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, http://www.abed.org.br/, Vol.1, N° 1, Julho, 2002.

NOVAK, J. D., & D. B. GOWIN. (1984). Learning How to Learn. Cambridge, UK: Cambridge University Press, http://uk.cambridge.org/.

TURNS, J., & ATMAN, C. J., & ADAMS, R. (2000). Concept Maps for Engineering Education: A Cognitively Motivated Tool Supporting Varied Assessment Functions. IEEE Transactions on Education, http://www.ewh.ieee.org/soc/es/, Vol. 43, N° 2, May 2000. URL 1: http://www.w3.org/Protocols/ - The World Wide Web Consortium - Hypertext Transfer Protocol -Acesso: 1 de Julho de 2003.

URL 2: http://www.w3.org/MarkUp/ - The World Wide Web Consortium - HyperText Markup Language - Acesso: 1 de Julho de 2003.

URL 3: http://www.cempem.fae.unicamp.br/lapemmec - UNICAMP - Projeto: "Ambientes Computacionais na Exploração e Construção de Conceitos Matemáticos no Contexto da Formação Reflexiva de Professores" - Laboratório de Pesquisa em Educação Matemática Mediada por Computador do Círculo de Estudos, Memória e Pesquisa em Educação Matemática da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - Acesso: 1 de Julho de 2003.

URL 4: http://cmap.coginst.uwf.edu/ - The IHMC Concept Mapping Software - Acesso: 1 de Julho de 2003.

URL 5: http://www.inspiration.com/ - The Inspiration Software - Acesso: 1 de Julho de 2003.

URL 6: http://java.sun.com/ - Java Technology - Acesso: 1 de Julho de 2003.

URL 7: http://teleduc.nied.unicamp.br/ - UNICAMP - Ambiente de Ensino a Distância TelEduc - Acesso: 1 de Julho de 2003.

URL 8: http://www.softwarelivre.unicamp.br/sl - UNICAMP - Software Livre - Acesso: 1 de Julho de 2003.

URL 9: http://www.ead.unicamp.br/ - UNICAMP - Educação a Distância - Acesso: 1 de Julho de 2003

Downloads

Publicado

2008-05-24

Como Citar

A. Amorim, J., Machado, C., G. S. Miskulin, R., & S. Miskulin., M. (2008). COMA: conceitos, mapas e autoria de material instrucional em hipertexto. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 2. https://doi.org/10.17143/rbaad.v2i0.119

Edição

Seção

Artigos