Aplicación de Herramienta de Educación a Distancia como Soporte Didáctico a la Enseñanza en Ingeniería Química

Autores

  • Katia Tannous Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química, Departamento de Termofluidodinâmica (DTF)
  • Sueli Rodrigues Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química, Departamento de Processos Químicos (DPQ) Cidade Unversitária Zeferino Vaz - Barão Geraldo

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v2i0.116

Palavras-chave:

educação a distancia, ferramenta de apoio, metodologia de ensino

Resumo

Atualmente, a popularidade do uso de computadores e da internet propicia mais uma inovação tecnológica ao ensino. A comunidade científica e instituições de ensino proporcionaram, através da internet, a criação de cursos não presenciais, denominados cursos de Ensino a Distância (EAD). Com o objetivo de implementação destes cursos foram criados diversos software gerenciadores, que podem ser aplicados tanto em cursos presenciais como não presenciais. Sob essa ótica o software WebCT foi utilizado como ferramenta de apoio ao curso de Fenômenos de Transporte I, em caráter experimental. O impacto dessa metodologia foi avaliado, durante dois semestres, junto ao corpo discente, e obteve boa aceitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Tannous, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química, Departamento de Termofluidodinâmica (DTF)

Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química, Departamento de Termofluidodinâmica (DTF)

Sueli Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química, Departamento de Processos Químicos (DPQ) Cidade Unversitária Zeferino Vaz - Barão Geraldo

Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química, Departamento de Processos Químicos (DPQ) Cidade Unversitária Zeferino Vaz - Barão Geraldo

Referências

Assis, A.J., Rodrigues, S. & Batista, L.M.F. (2000). Utilização de Pacotes Computacionais como Apoio Didático ao Ensino de Graduação em Engenharia Química, Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química (COBEQ), Águas de São Pedro-SP ISBN 84-901513-1-X

Cunha, F.M. (2000).Ensino de Engenharia: Uma reflexão à Luz da Filosofia Educacional, Revista de Ensino de Engenharia, Associação Brasileira de Ensino de Engenharia (ABENGE), 19(1), 25.

Tannous, K. & Rodrigues, S. (2001).Inovação do Ensino Presencial em Cursos de Graduação Através de Ferramentas de EAD. XXIX Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia - COBENGE2001, ref. NTM154, ISBN:85-7430-217-1

Lukowiecki A.L.S. (1999), Aprendizagem Baseada na Web: A Perspectiva do Aluno, VI Congresso Internacional de Educação a Distância. www.abed.org.br 9 páginas.

Rompelman, O. (2001) Avaliação do Aprendizado: A Evolução dos Objetivos no Curso da Engenharia e Suas Consequência no Tocante a Avaliação. http://bosz.its.tudelft.nl/rompelman/ass-port.htm.htm

Downloads

Publicado

2008-05-24

Como Citar

Tannous, K., & Rodrigues, S. (2008). Aplicación de Herramienta de Educación a Distancia como Soporte Didáctico a la Enseñanza en Ingeniería Química. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 2. https://doi.org/10.17143/rbaad.v2i0.116

Edição

Seção

Artigos