The Effectiveness of Discussion Forums in On-line Learning
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v1i0.112Resumo
O presente estudo investiga a efetividade da aprendizagem no contexto de cursos online, utilizando duas formas alternativas de atividades práticas: foruns de discussão assíncrona online e exercícios/testes (quizzes) resolvidos individualmente. O estudo foi desenvolvido em cursos regulares existentes onde a efetividade da aprendizagem era formalmente avaliada, através de testes objetivos oriundos do conteúdo específico do curso. A relativa efetividade das atividades práticas pode ser justificada em direções diretamente opostas se alguém argumenta sob os pontos de vista das teorias objetivista ou construtivista. Os resultados obtidos neste estudo, em parte, parecem apoiar a posição objetivista; por outro lado parecem apoiar a posição construtivista. Uma análise posterior dos dados coletados sugere que estes dois resultados, aparentemente contraditórios, podem, de fato, ser compatíveis, quando é considerado o fator de intensidade do envolvimento com as atividades das discussões colaborativas. A conclusão tentativa é de que as atividades de discussão de grupos online, devem alcançar certo nível de intensidade e compromisso por parte dos participantes, para que resulte numa efetiva aprendizagem.Downloads
Referências
Berge,Z. (1997). Characteristics of online teaching in post-secondary formal education.Educational Technology, 37 (3), 35-47.
Bloom, B. (1981). A Primer for Parents, Instructors and other Educators: All Our Children Learning. McGraw-Hill: New York.
Dills, C. & Romiszowski, A. (1997). Instructional Development Paradigms. Englewood Cliffs, NJ: Educational Technology Publications.
Graham, M & Scarborough, H (1999). "Computer mediated communication and collaborative learning in an undergraduate distance education environment", Australian Journal of Educational Technology, 15 (1), 20-46. (Online Available: http://wwwasu.murdoch.edu.au/ajet/ajet15/graham.html)
Hiltz, S. R. (1997), Impacts of college-level courses via Asynchronous Learning Networks: Some Preliminary Results, (Online Available: http://eies.njit.edu/~hiltz/workingpapers/philly/philly.htm)
Kearsley, G. & Shneiderman, B. (1998) Engagement theory. Educational Technology,38 (3)
Lewis, B. (2001). Learning Effectiveness: Efficacy of Quizzes vs. Discussions in Online Learning.Unpublished Doctoral Dissertation. IDD&E, Syracuse University School of Education.
Mayadas, F. (1997). Asynchronous Learning networks: A Sloane Foundation Perspective.JALN Volume 1, Issue 1 - March 1997.(Online: http://www.aln.org/alnweb.journal/issue1/mayadas.htm)
Mouton, H. (1988). Adjunct Questions in Mediated Self-Instruction: Contrasting the Predictions of the "Levels of Processing" Perspective, the "Transfer-Appropriate Processing" Perspective, and the "Transfer Across Levels of Processing" Perspective. Doctoral dissertation, Syracuse University, School of Education, Department of Instructional Design, Development and Evaluation.
Palloff, R.M. and Pratt, K. (1999). Building learning communities in cyberspace: Effective strategies for the online classroom. San Francisco: Jossey-Bass.
Romiszowski A. & Chang E. (2001). A Practical Model for Conversational Web-based Training.In B.H. Khan (ed.). Web-Based Training. Educational Technology Publications.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.