Novo Ecossistema Cognitivo: Pensamentos sobre Tecnologias de Informação e Comunicação e a Metamorfose do Aprender
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v1i0.110Palavras-chave:
Tecnologias de InformaçãoResumo
Com a revolução digital, as tecnologias de informação e comunicação - TICs - têm, cada vez mais, uma maior penetrabilidade na sociedade. Há um crescente papel das TICs como extensão das faculdades cerebrais humanas, causando transformações no processo de ensino-aprendizagem. Está em formação um novo ecossistema cognitivo, composto pela interação de agentes orgânicos e inorgânicos, surgindo novos desafios para os educadores.Downloads
Referências
Assmann,H. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Revista Ciência da Informação, vl. 29, n.º 2. 2000.
Assmann,H. Metáforas novas para reencantar a educação. Editora UNIMEP. Piracicaba, SP. 1996.
Castells,M. A sociedade em rede. Editora Paz e Terra. São Paulo, 1999.
Davenport,T.H. Ecologia da Informação. Editora Futura. 4.ª edição. São Paulo: 2001.
Drucker,P. The coming of the New Organization. Harvard Business Review, janeiro/fevereiro de 1998.
Houaiss,A. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Editora Objetiva: Rio de Janeiro. 2001.
Hughes,J.J. A criônica e o destino do individualismo. Folha de São Paulo, 4 de novembro de 2001.
Negroponte,N. A vida digital. Companhia das Letras: São Paulo. 1995.
Ramalho,J.A. Os cinco sentidos do micro. Folha de São Paulo, 8 de agosto de 2001.
Wurman,R.S. Ansiedade de Informação - como transformar informação em compreensão. Cultura Editores Associados: São Paulo. 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.