Educação a Distância e as Novas Tecnologias: o uso da videoconferência em treinamentos organizacionais
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v1i0.107Palavras-chave:
Educação a distânciaResumo
O presente estudo trata sobre o uso da videoconferência em treinamentos organizacionais. Ele descreve uma experiência bem sucedida de implantação e avaliação de um curso a distância, usando videoconferência como mídia condutora. O curso foi realizado em Brasília, pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, com o objetivo de treinar os empregados do setor financeiro de sete unidades descentralizadas da Empresa localizadas na Região Sul do País. Anteriormente, esse mesmo curso foi ofertado duas vezes, na forma presencial, para treinar os empregados do setor financeiro das unidades descentralizadas das Regiões Centro-Oeste e Sudeste. Uma comparação entre os resultados das avaliações dos três cursos mostrou que não houve diferenças significativas entre os cursos realizados presencialmente e o feito a distância.Downloads
Referências
Davis, S. & Elliott, C. S. (1992). Whose Job is Teleconference Reception? In: Distance Education for Corporate and Military Training. (Michael G. Moore, ed.). Readings in Distance Education, no. 3, pags. 72-85. American Center for the Study of Distance
Education. The Pennsylvania State University.
Laney, J.D. (1996). Going the distance: effective instruction using distance learning technology. Educational Technology, v. 36, p. 51-54, Mar/Apr.
Schreiber, A. D. (1998). Organizational technology and its impact on distance training. In: Distance Training: how innovative organizations are using technology to maximize learning and meet business objectives. (Schreiber, A.D. & Berge, Z.L., Orgs.) San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 441p.
Trentin, G. & Benigno, V. (1997). Multimedia Conferencing in Education:
methodological and organizational considerations. Educational Technology, p. 32-36. Sep/Oct.
WORLD BANK. Global Distance. EducatioNET. Página da WWW:
worldbank.org./DistEd. Abril - 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.