IMPRESSÕES DOS ALUNOS DE UM CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ACERCA DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v20i1.569Palavras-chave:
Pandemia de COVID-19, Ensino Remoto, Regime Especial Domiciliar de EstudosResumo
Este artigo apresenta um relato de experiências, compreendendo as impressões dos alunos do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Campus Frederico Westphalen/RS, acerca das vantagens e desvantagens do Regime Especial Domiciliar de Estudos (REDE), bem como as ferramentas e estratégias adotadas pelos docentes para atender ao referido regime de estudos. A instituição adotou o REDE em março de 2020, devido ao isolamento social provocado pela pandemia de covid-19. Nesse contexto, as atividades relacionadas aos processos de ensino e de aprendizagem precisaram ser repensadas, aplicando-se Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs), Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e ferramentas para o desenvolvimento de videoaulas. O relato apresenta as impressões de um grupo de alunos que cursaram a disciplina de Computadores e Sociedade, destacando as vantagens e desvantagens que perceberam em relação ao REDE. Os resultados apontam que as principais vantagens envolvem a flexibilidade de horários e a possibilidade de estudar em qualquer lugar. As desvantagens mais destacadas compreendem a necessidade dos alunos de adquirirem maior autonomia e responsabilidade – o que são, também, vantagens – e a falta de contato presencial com professores e colegas, o que diminui a interação.
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