PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO EM TEMPOS DE EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS EMERGENCIAIS

Das Dificuldades ao Planejamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v20i1.489

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem; educação remota; pandemia.

Resumo

Este artigo tem como norteador o entendimento que a avaliação da aprendizagem contribui para identificar áreas de melhoria na aprendizagem, em contexto presencial ou digital, e busca compreender como os professores têm avaliado a aprendizagem dos estudantes nas aulas remotas desenvolvidas durante a pandemia do novo coronavírus. Foram discutidas questões como: a) na avaliação da aprendizagem desenvolvida em contexto digital e a distância, somente a presença da tecnologia por si só não é suficiente; b) quando o assunto é o desenvolvimento de práticas avaliativas em ambientes digitais, há sempre uma preocupação com a segurança, zelando pela confiabilidade e pela credibilidade dos resultados. A discussão apresentada tem como objeto de análise as respostas de professores de um curso de psicologia de uma instituição privada de Minas Gerais, obtidas por meio de um formulário eletrônico enviado logo após a realização da primeira etapa de provas com vistas à aprimoração do processo avaliativo dos estudantes no primeiro semestre de 2020. Os dados revelaram que as dificuldades encontradas foram de ordem teórico-metodológica quanto à seleção de métodos, às técnicas, aos cronogramas, à prevenção de fraudes e à realização de uma avaliação inclusiva capaz de abranger critérios e objetivos que abarque todas as necessidades educativas especiais. Em qualquer caso, será necessário atender à adequação e à relevância dos instrumentos de avaliação, considerar a coleta e a análise de dados, o julgamento, a tomada de decisão e as informações às partes interessadas.

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Biografia do Autor

Vanina Costa Dias Vanina Costa Dias, Faculdade Ciências da Vida

Doutora em Psicologia pelo PPG em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2015) com período de Doutorado Sanduíche na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, PT. Pósdoutoranda em Psicologia no PPG em Psicologia da UFMG. Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988). Psicóloga e Diretora no Espaço Consultórios Terapêuticos Ltda desde 1990. É professora titular da Fundação Pedro Leopoldo, desde 1995, tendo lecionado em cursos de Licenciatura e atualmente no curso de Direito. Nessa instituição atuou também como Chefe do Departamento de Educação, Coordenadora do Núcleo de Estágio; Coordenadora do Curso Normal Superior; Coordenadora da Unidade de Apoio Psicopedagógico. Foi professora designada na Faculdade de Educação da UEMG onde atuou na graduação, na Pesquisa e na Pós Graduação (Psicopedagogia). Professora visitante na UNIBH, lecionando no curso de Pós Graduação em Psicopedagogia.Professora. Atualmente está como Coordenadora e professora no Curso de Psicologia da Faculdade Ciências da Vida - Sete Lagoas/MG Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, infância e adolescência, problemas sociais, intervenção familiar, avaliação psicológica, cultura digital.

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Ione Rodrigues, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gereais - CEFET/MG

 

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Publicado

2021-03-29

Como Citar

Vanina Costa Dias, V. C. D., & Rodrigues, I. A. N. (2021). PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO EM TEMPOS DE EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS EMERGENCIAIS: Das Dificuldades ao Planejamento. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 20(1). https://doi.org/10.17143/rbaad.v20i1.489

Edição

Seção

Artigos Originais