SISTEMA UNA-SUS COMO FERRAMENTA DE DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

Perfil dos usuários e capilarização dos cursos autoinstrucionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v20i1.476

Palavras-chave:

cursos autoinstrucionais – Educação Permanente – Educação à distância

Resumo

O Sistema UNA-SUS foi instituído em atenção à Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, composta de uma rede de 34 instituições responsáveis por ofertas educacionais on-line, em resposta às demandas geradas pelo Ministério da Saúde. Objetivos: verificar o perfil dos usuários e a capilarizarão dos cursos autoinstrucionais da UNA-SUS e a possível contribuição para a democratização da educação permanente dos trabalhadores da saúde. Métodos: levantamento de dados na Plataforma Arouca e análise do software estatístico livre R 3.6. Resultados: houve mais de 2,7 milhões de matrículas em cursos autoinstrucionais da UNA-SUS e capilaridade para todas as regiões de saúde, todos os municípios brasileiros e todos os estados, sendo que a maior procura foi por cursos relacionados a importantes situações clínicas enfrentadas pelos profissionais da Atenção Básica. Houve predomínio de mulheres (80%), brancos (36%), seguidos por pardos (33%), solteiros (57%) e na faixa etária de 21 a 40 anos (70%). Enfermeiros, médicos e dentistas foram os profissionais que mais procuraram cursos da UNA-SUS. Não houve relação entre o número de matrícula em cursos autoinstrucionais ponderados pela população e o IDH do estado, porém foi estabelecida uma relação negativa entre o coeficiente de Gini e o número de  matrículas nos cursos; quanto mais desigual a região, menos alunos matriculados ela possuía. Conclusão: o Sistema UNA-SUS mostrou-se efetivo em oportunizar a Educação Permanente aos trabalhadores da saúde residentes em todas as regiões geográficas do país, incluindo aqueles de áreas com poucas ofertas educacionais presenciais ou gratuitas, contribuindo para a democratização da educação no país.

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Biografia do Autor

Kellen Cristina da Silva Gasque, Fundação Oswaldo Cruz

Pesquisadora da Fiocruz-Brasília, trabalhando em projetos relacionados com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), atuando no NEaD da EGF/Brasília e na SE da UNA-SUS. Membro do GT de Educacão Remota da VPEIC da Fiocruz. Coordenadora do Mestrado Profissional Saúde Família (ProfSaude)/GEREB/Abrasco/Fiocruz

Moreno Magalhães de Souza Rodrigues, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Rondônia)

Pesquisador em Saúde Pública no Centro de Integração de Dados e Conhecimentos em Saúde

Alysson Feliciano Lemos, Secretaria Executiva da UNA-SUS

Coordenador de Avaliação e Monitoramento de Projetos e Programas 

Daniel de Guimarães Araújo, Secretaria Executiva da UNA-SUS

Analista de Sistema da Coordenação de Avaliação e Monitoramento de Projetos e Programas 

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Publicado

2021-04-28

Como Citar

da Silva Gasque, K. C., Magalhães de Souza Rodrigues, M. ., Feliciano Lemos, A., & de Guimarães Araújo, D. . (2021). SISTEMA UNA-SUS COMO FERRAMENTA DE DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: Perfil dos usuários e capilarização dos cursos autoinstrucionais . Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 20(1). https://doi.org/10.17143/rbaad.v20i1.476

Edição

Seção

Artigos Originais