A TESSITURA DO CONHECIMENTO EM GRUPOS NO WHATSAPP

Autores

  • Daniela Mendes Vieira da Silva SEEDUC-RJ
  • Agnaldo da Conceição Esquincalha

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v20i1.465

Palavras-chave:

WhatsApp. Cibercultura. Onipresença virtual. Tessitura de conhecimento.

Resumo

Atualmente, a internet permeia a vida de seres humanos em geral.  Os smartphones conectados à grande rede são parte fundamental dessa realidade hiperconectada. Uma de suas aplicações mais populares é a rede social WhatsApp, por meio da qual aproximadamente um bilhão de pessoas se conectam diretamente e em grupos. A interação em grupos de WhatsApp é um fenômeno contemporâneo. Eles são utilizados diariamente para a discussão de interesses pessoais, políticos, familiares, para elaboração de trabalhos escolares ou universitários e para debates sobre especificidades de uma profissão com vistas a melhorar as práticas dos membros de um grupo reunidos em torno de um interesse comum, por exemplo.  Este artigo, um ensaio teórico, discute a tessitura do conhecimento mediada por grupos com interesses comuns no WhatsApp. No desenvolvimento, foi caracterizado o cenário digital que levou ao surgimento e à difusão do WhatsApp, discutiu-se a construção do conhecimento na cibercultura e foram tecidas considerações sobre a tessitura do conhecimento em grupos dessa rede social.  Como resultado  deste trabalho, compreendeu-se que grupos no WhatsApp podem trazer a perspectiva de uma construção de conhecimento comunitária, caótica e onipresente dentro de um tema de interesse de um coletivo.

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WHATSAPP. Sobre. Disponível em: https://www.whatsapp.com/about/. Acesso em: 09 jun. 2019.

Publicado

2021-03-29

Como Citar

Mendes Vieira da Silva, D., & Esquincalha, A. da C. (2021). A TESSITURA DO CONHECIMENTO EM GRUPOS NO WHATSAPP. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 20(1). https://doi.org/10.17143/rbaad.v20i1.465

Edição

Seção

Artigos Originais