Reações Prospectivas de Estudantes Frente aos Estudos Remotos ou a Distância durante a Pandemia da COVID-19

Palavras-chave: Educação, Distanciamento Social, Estudos à Distância, COVID-19, Brasil

Resumo

Em virtude da pandemia relacionada ao novo coronavírus (COVID-19) e as ações de quarentena e distanciamento social, as aulas presenciais de cerca de 1,5 bilhão de estudantes em 165 países foram suspensas. Este estudo, portanto, tem por objetivo investigar as reações prospectivas de estudantes de cursos técnicos e superiores presenciais quanto às possibilidades de estudos remotos ou na modalidade EaD no período de distanciamento social no Brasil. Desenvolveu-se uma pesquisa com 264 estudantes por meio de um questionário on-line. Realizaram-se análises estatísticas multivariadas (p.ex., análise fatorial e regressão linear múltipla). Os resultados destacam o interesse dos estudantes em manter os estudos remotamente ou à distância. Entretanto, condições de acesso e uso de tecnologias, conjunturas socioeconômicas e a (des)motivação e influência do ambiente domiciliar mostram-se determinantes para continuidade e efetividade dos estudos.

Biografia do Autor

Prof. Gustavo Souza, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)
Professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Presidente do Conselho Fiscal da Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino Tecnológico (FADETEC). Avaliador do INEP/MEC. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas da Administração Eupsíquica, Bases do Comportamento Organizacional e Medidas Psicométricas. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Prof. Nilton Lima, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Avaliador do INEP/MEC. Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP).
Prof. Yuri Marques, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)
Professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Prof. Leandro Liberato, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)
Professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Mestre em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).
Profª Aline Santos, Escola Estadual Alfredo Sá (MG)
Professora da Escola Estadual Alfredo Sá (Teófilo Otoni/MG). Especialista em Docência do Ensino Superior (UNICESUMAR) e Licenciada em Filosofia (UFAL).
Prof. Geraldo Junior, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)
Professor e Diretor de Ensino do Campus Teófilo Otoni do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Mestre Profissional em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

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Publicado
2020-11-19
Seção
Artigos Originais