PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE AÇÕES EDUCACIONAIS À DISTÂNCIA PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE: REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Evelyn de Britto Dutra Fiocruz
  • Ana Silvia Pavani Lemos
  • Kellen Cristina da Silva Gasque
  • Maria de Jesus Rezende

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v20i1.460

Palavras-chave:

Avaliação educacional., Capacitação em serviço., Educação a distância., Educação continuada., Pessoal de saúde.

Resumo

Com a disseminação da educação a distância nas últimas décadas, houve o reconhecimento do potencial que os processos educativos teriam quando apoiados por recursos tecnológicos. Um dos elementos centrais da construção de um curso a distância é a estratégia de avaliação educacional. Assim, é ímpar investigarmos as metodologias avaliativas que estão sendo utilizadas na Educação Permanente em Saúde, como forma de qualificar ofertas futuras e possibilitar, com maior eficácia, o alcance dos objetivos e o desenvolvimento de competências propostos na formação. O presente estudo buscou identificar as estratégias de avaliação educacional adotadas em ações de qualificação profissional para trabalhadores da saúde no Brasil, realizadas na modalidade “educação a distância” em âmbito nacional.  Trata-se de uma pesquisa documental, realizada por meio de revisão de narrativa da literatura. A coleta de dados foi feita no mês de janeiro de 2020, nas bases de dados BVS e SciELO. Ao todo, dez artigos foram considerados dentro do escopo do estudo, avaliando treinamentos (cursos rápidos), especializações e disciplinas ofertados na modalidade híbrida ou totalmente a distância. O público-alvo das formações realizadas compreendeu profissionais de saúde em âmbito hospitalar, da atenção primária, da educação e da promoção da saúde.  Os autores adotaram diferentes abordagens teóricas avaliativas e níveis de aprofundamento, em que prevaleceram instrumentos mais tradicionais, como questionários fechados e que avaliaram predominantemente a satisfação e a aprendizagem dos conteúdos, sem um avanço significativo na avaliação do impacto.  Destacaram-se dois modelos, considerados de referência no campo da avaliação educacional:  Modelo Kirkpatrick e Modelo Integrado de Avaliação do Treinamento no Trabalho (Impact). A temática da avaliação dos processos de educação para profissionais da saúde é um campo que precisa ser explorado em maior profundidade, pois existe dificuldade em eleger e desenvolver propostas avaliativas mais completas e estruturadas. Dessa forma, o estudo aponta para a importância da diversidade de medidas e dimensões analisadas, uma vez que as avaliações tendem a considerar unicamente o modelo de percepção dos indivíduos.

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Publicado

2021-03-30

Como Citar

de Britto Dutra, E., Ana Silvia Pavani Lemos, Kellen Cristina da Silva Gasque, & Maria de Jesus Rezende. (2021). PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE AÇÕES EDUCACIONAIS À DISTÂNCIA PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE: REVISÃO DA LITERATURA. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 20(1). https://doi.org/10.17143/rbaad.v20i1.460

Edição

Seção

Revisão da Literatura