A EVASÃO E A PERMANÊNCIA SOB A ÓTICA DISCENTE: O QUE OS ALUNOS APONTAM COMO FATORES INFLUENTES NA DESISTÊNCIA E NA CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE EAD

Palavras-chave: Educação a Distância; Evasão; Permanência; Licenciatura em Pedagogia

Resumo

Este artigo busca demonstrar os fatores influentes na evasão e na permanência de alunos do Curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade de Educação a Distância (EaD), da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Os dados são apresentados com base em pesquisa de campo desenvolvida a partir da aplicação de questionário, com questões objetivas e dissertativas, o qual foi submetido aos alunos evadidos e concluintes do curso. Ao todo, participaram 50 alunos, sendo 17 evadidos e 33 concluintes. Os dados coletados foram analisados sob a perspectiva quantitativa e qualitativa, centrando a atenção na expressão e opinião discente. O resultado da análise concluiu que os fatores endógenos ao aluno (falta de recursos financeiros; falta de tempo para dedicar ao curso; problemas de saúde, pessoais e familiares; desinteresse pelo curso; motivação pessoal; autonomia, organização e planejamento) foram apontados pelos próprios discentes como os principais fatores influentes na evasão e na permanência no Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD da UFSJ. O acesso a esses dados destacou a pertinência de políticas e ações de assistência estudantil para manutenção dos alunos nos cursos superiores na modalidade a distância, bem como a necessidade de melhorias pedagógicas e metodológicas dos cursos ofertados.

Biografia do Autor

Camila Figueiredo Nascimento, Universidade Federal de São João Del-Rei
Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2019). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Instrucional pelo Centro Universitário Estácio de Sá (2014). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011). Tem experiência na área de Educação Infantil e Ensino Fundamental, em Gestão Escolar, em Avaliação Educacional e em Supervisão Pedagógica. Trabalha, atualmente como Especialista em Educação Básica na Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais.
Maria Emanuela Esteves dos Santos, Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ
Doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e Université de Rouen - França (2016). Mestre em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ (2006). Tem experiência na área de Fundamentos da Educação com ênfase em Filosofia da Educação, atuando nos seguintes temas: educação e diversidade; pedagogia e seus aspectos filosóficos e históricos; multiplicidade e novas tecnologias na formação de professores. Trabalha atualmente como professora adjunta no Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de São João Del Rei, é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSJ e coordenadora geral do Núcleo de Educação a Distância da UFSJ.

Referências

ABED. Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EaD.BR: Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil 2018. Curitiba: InterSaberes, 2018. Disponível em: Acesso em: 20 mai. 2020

BELLONI, Maria Luiza. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educ. Soc. [online]. 2002, vol.23, n.78, pp.117-142. ISSN 0101-7330. Disponível em: Acesso em: 05 mar 2019

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: Elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

DELGADO, Anahi Nogueira. Educação a distância como política educacional: uma análise da taxa de evasão discente nos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campo Grande – MS 2018 19/06/2018 undefined f. Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional Instituição de Ensino: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasília Biblioteca Depositária: Biblioteca Central – UFMS

FAVERO, Rute Vera Maria. Dialogar ou evadir: Eis a questão! Um estudo sobre a permanência e a evasão na Educação a Distância' 01/01/2006 154 f. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, PORTO ALEGRE Biblioteca Depositária: Biblioteca Setorial de Educação

FIUZA, Patricia Jantsch. Adesão e permanência discente na educação a distância: investigação de motivos e análise de preditores sociodemográficos, motivacionais e de personalidade para o desempenho na modalidade 01/03/2012 145 f. Doutorado em Psicologia instituição de ensino: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre Biblioteca Depositária: Biblioteca do Instituto de Psicologia

GAIOSO, Natalícia Pachêco de Lacerda. A evasão discente na Educação Superior no Brasil: na perspectiva de alunos e dirigentes. 01/09/2005 95 f. Mestrado em Educação Instituição de Ensino: Universidade Católica de Brasília, Brasília Biblioteca Depositária: Biblioteca da Universidade Católica de Brasília

GUIDOTTI, Viviane; VERDUM, Priscila. Fatores que Influenciam a Evasão e a Permanência dos Alunos de um Curso Pedagogia na Modalidade EAD. 2016. Disponível em:
Acesso em: 17 de mar 2019

LAHAM, Stelamary Aparecida Despincieri. Um Estudo sobre as possíveis causas de evasão no curso de Licenciatura em Pedagogia da UAB – UFSCAR em um Polo Presencial do Interior Paulista: percepção dos alunos' 29/02/2016 107 f. Mestrado em Educação Escolar Instituição de Ensino: Universidade Est. Paulista Júlio de Mesquita Filho/Araraquara, Araraquara Biblioteca Depositária: Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

LIMA Jr, P., OSTERMANN, F., & REZENDE, F. (2012). Análise dos condicionantes sociais da evasão e retenção em cursos de graduação em Física à luz da sociologia de Bourdieu. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 12(1), 37-60. Disponível em: Acesso em: 12 de set 2019
MAURICIO, Wanderlea Pereira Damasio. De uma educação a distância para uma educação sem distância: a problemática da evasão nos cursos de pedagogia a distância 27/02/2015 187 f. Doutorado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo Biblioteca Depositária: Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

PALLOFF, Rena M. e PRATT, Keith. O Aluno Virtual. Porto Alegre: Artmed, 2004.

PAULOMINAS, Delguel Arcanjo. Estudo sobre a evasão no Ensino Superior à Distância 01/02/2010 106 f. Mestrado em Educação Instituição de Ensino: Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis Biblioteca Depositária: UCP

SALES JUNIOR, et al.(2015). Análise Estatística da Evasão no Universidade Federal do Espírito Santo e uma Avaliação de seus determinantes. XLVII SBPO, agosto de 2015. Porto de Galinhas, Recife, Pernambuco.
SCHLICKMANN, R. et al. Fatores determinantes na opção do aluno pela modalidade a distância: um estudo nos cursos de graduação em administração das universidades catarinenses. 2008. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração, 2008.

SCHNITMAN, I. M. (2010). O perfil do aluno virtual e as teorias de estilos de aprendizagem. In III Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação (pp. 1-10). Recife, PE. Disponível em: Acesso em: 02/04/2017

SOTERO, Valeria Rocha Lima. Evasão nos cursos de licenciatura: a visão de alunos desistentes' 09/10/2014 79 f. Mestrado em Educação Instituição de Ensino: Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo Biblioteca Depositária: Prof. Lucio de Souza

SILVA, Fernanda Cardoso. (2016). O desempenho acadêmico e o fenômeno da evasão em cursos de graduação na área de saúde. Dissertação apresentada ao Programa de Ciências e Tecnologia em Saúde da UNB, sob a orientação da Professora Diana Lúcia Moura Pinho

SOUZA, Conceição Aparecida Nascimento de. Um estudo sobre as principais causas da evasão na educação a distância - EAD' 01/04/2009 119 f. Mestrado em Administração Instituição de Ensino: Fundação Getúlio Vargas/RJ, Rio de Janeiro Biblioteca Depositária: FGV

SOUZA, Thays Santos. Estudo sobre a evasão em cursos de graduação presenciais na Universidade Federal de Goiás - UFG' 18/12/2017 214 f. Mestrado Profissional em Gestão Organizacional Instituição de Ensino: Universidade Federal de Goiás, Catalão Biblioteca Depositária: UFG.
Publicado
2021-03-26
Seção
Artigos Originais