O Uso de Questionários Avaliativos 'On Line' na Formação Técnica em Assentamentos Rurais

Um relato de experiência

  • FABIANA Borges UFRN/EAJ
  • BRANDÃO, G. C. A. Escola Agrícola de Jundiaí / UFRN
Palavras-chave: Br

Resumo

Entende-se que o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na formação técnica e profissional do aluno da zona rural, serve como ferramenta pedagógica e  pode ajudar a criar saberes e significados ao processo ensino-aprendizagem. Assim, mediante análise crítica e auxílio de revisão bibliográfica, o texto traz um relato de experiência que ocorreu entre os anos de 2017 e 2019, em um assentamento rural localizado no interior do Rio Grande do Norte, no qual compreende-se a importância da Educação Profissional para a Educação do Campo em associação com as Tecnologias da Informação e Comunicação, utilizando concepções de  Paulo Freire, no que se refere à  inseção no  processo educativo das vivências trazidas por cada aluno e com a ajuda da ferramenta questionários on-line pode-se operacionalizar uma forma viável de alcançar os objetivos propostos na disciplina de Bioquímica de Alimentos no curso Técnico em Agroindústria. O questionário on-line foi realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Mandacaru, uma versão da plataforma moodle. Os resultados alcançados foram satisfatórios porque se percebia um maior encorajamento na fala dos alunos a respeito dos temas propostos nas aulas esses sempre relacionados com as questões do questionário.

Referências

SÁ FILHO, P.; CAMARGO F. P.; CARVALHO M.A.; RBAAD. Vol.18. 2019. p.1-30 Disponível em: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/164/296. Acesso em 08 nov. 2019.
Publicado
2020-06-29
Seção
Relatos de Experiência