Feedback como parte Integrante da Avaliação Formativa em um Curso de Pós-graduação a Distância: Concepções da Equipe Multidisciplinar

Resumo

Na educação, presencial online ou híbrida um dos temas emergentes na atualidade é a avaliação da aprendizagem, que ainda é utilizada com a finalidade de classificar alunos e não apoiar o processo de aprendizagem visando levar os alunos a superarem suas dificuldades. E neste contexto que o artigo apresenta a importância do processo de feedback na avaliação formativa descrita na práxis da equipe multidisciplinar de um curso de pós-graduação ofertado na modalidade a distância em uma instituição pública brasileira. Este artigo de cunho exploratória descritiva do tipo survey, utilizou-se também, do levantamento documental para garantir a triangulação dos dados. Os dados coletados utilizaram como fonte questionários e entrevistas feitas com a equipe multidisciplinar, bem como o levantamento documental e evidências obtidas nas salas virtuais. Estes foram analisados de acordo com a proposta de análise de conteúdos de Bardin (2011) tendo como base a fundamentação teórica aqui descrita. Ao final verificou-se que, para a equipe multidisciplinar do curso, o feedback tem um papel importante na formação dos alunos e é realizada no curso de acordo com a práxis propostas em seu projeto, o que ficou comprovado pela análise dos registros documentais e da observação nas salas virtuais.

Biografia do Autor

Marize Lyra Silva Passos, Instituto Federal do Espírito Santo
Doutora em Engenharia de Produção e Doutora em Educação. Mestre e Especialista em Informática, Engenheira de Petróleo e Administradora de Empresas. Professora Titular e pesquisadora do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Professora permanente do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e mestrado profisional em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT). Pesquisadora dos grupo de pesquisa Educação e Tecnologia, Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas e Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica.

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Publicado
2020-01-14
Seção
Artigos Originais