Desenvolvimento de um Curso EAD para o Ensino da Ferramenta Computacional Autocad 2D

Autores

  • Paulete Fridman Schwetz Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciana Neves Nunes

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v18i1.329

Resumo

O presente trabalho busca avaliar, com base em análise estatística, os resultados da implementação de um curso a distância para o ensino do programa computacional AutoCAD 2D, com modelo pedagógico desenvolvido especialmente para esse fim. Essa ferramenta é utilizada pela disciplina Desenho Técnico Instrumentado, oferecida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A partir da criação do modelo pedagógico, foi desenvolvido um curso no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle UFRGS. Finalizada a criação do curso, foi iniciado o processo de implementação para sua validação. Para tanto, foram formados três grupos de alunos de graduação de diferentes cursos de Engenharia, com variados perfis e sem conhecimento prévio de AutoCAD. Os resultados obtidos foram analisados estatisticamente por meio da ferramenta computacional SPSS Statistics. A cada implementação, foram realizadas alterações no curso para o seu aperfeiçoamento. As análises estatísticas demonstraram que o desempenho dos alunos que realizaram a última versão do curso a distância foi bastante satisfatório, sendo equiparado ao desempenho dos estudantes que aprenderam a ferramenta de forma presencial. Esses resultados indicam a adequação do curso desenvolvido para o ensino do programa computacional AutoCAD 2D a distância.

Palavras chave: Educação a Distância. Ambiente virtual de aprendizagem. Modelo pedagógico. AutoCad.

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Biografia do Autor

Paulete Fridman Schwetz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Design e Expressão Gráfica - Area: Engenharias

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Publicado

2019-06-25

Como Citar

Schwetz, P. F., & Neves Nunes, . L. . (2019). Desenvolvimento de um Curso EAD para o Ensino da Ferramenta Computacional Autocad 2D. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 18(1), 18. https://doi.org/10.17143/rbaad.v18i1.329

Edição

Seção

Artigos Originais