Desenvolvimento de um Curso EAD para o Ensino da Ferramenta Computacional Autocad 2D

  • Paulete Fridman Schwetz Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciana Neves Nunes

Resumo

O presente trabalho busca avaliar, com base em análise estatística, os resultados da implementação de um curso a distância para o ensino do programa computacional AutoCAD 2D, com modelo pedagógico desenvolvido especialmente para esse fim. Essa ferramenta é utilizada pela disciplina Desenho Técnico Instrumentado, oferecida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A partir da criação do modelo pedagógico, foi desenvolvido um curso no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle UFRGS. Finalizada a criação do curso, foi iniciado o processo de implementação para sua validação. Para tanto, foram formados três grupos de alunos de graduação de diferentes cursos de Engenharia, com variados perfis e sem conhecimento prévio de AutoCAD. Os resultados obtidos foram analisados estatisticamente por meio da ferramenta computacional SPSS Statistics. A cada implementação, foram realizadas alterações no curso para o seu aperfeiçoamento. As análises estatísticas demonstraram que o desempenho dos alunos que realizaram a última versão do curso a distância foi bastante satisfatório, sendo equiparado ao desempenho dos estudantes que aprenderam a ferramenta de forma presencial. Esses resultados indicam a adequação do curso desenvolvido para o ensino do programa computacional AutoCAD 2D a distância. Palavras chave: Educação a Distância. Ambiente virtual de aprendizagem. Modelo pedagógico. AutoCad.

Biografia do Autor

Paulete Fridman Schwetz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Departamento de Design e Expressão Gráfica - Area: Engenharias

Referências

BEHAR, P.A et al. Modelos pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BEHAR, P. A.; PASSERINO, L.; BERNARDI, M. Modelos pedagógicos para educação à distância: pressupostos teóricos para construção de objetos de aprendizagem. Novas Tecnologias, v.5, n.2, dez, 2007.

BERNARDI, M. Prática pedagógica em ead: uma proposta de arquitetura pedagógica para formação continuada de professores. 2011. 200f. Tese (Doutorado em Engenharia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

LAPA, A. B. Introdução à Educação à Distância. Disponível em: http://www.libras.ufsc.br/hiperlab/avalibras/moodle/prelogin/adl/fb/logs/Arquivos/textos/intro_ead/Intro_EAD_pdf_.pdf. Acesso em: maio 2017

MOORE, M.G.; KEARSLEY, G. Distance education: a systems view of online learning. Wadsworth: Cengage Learning, 2011.

MORAN, J.M. O A educação à distância, mais focada em pesquisa e colaboração.2014.Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/educacao_online/pesquisa_e_colaboracao.pdf>Acesso em: maio 2014

RODRIGUES, R.C. Educação à distância em cursos presenciais do ensino superior uma análise de estratégias pedagógicas não presenciais. 2002. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Prebiteriana Mackenzie, São Paulo, 2002.

KULPA, C. C.; GARCIA, D.P.; SCHWETZ, P.F.Moodle institucional: recursos e procedimentos passo a passo. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul/SEAD, 2011.

Publicado
2019-06-25
Seção
Artigos Originais