Diretrizes para Concepção de Cursos em EAD

  • Andreza Regina Lopes da Silva IPDAAL - Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Acadêmico Andreza Lopes http://orcid.org/0000-0003-1530-8908
  • Juliana Bordinhão Diana Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernando José Spanhol Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Pt

Resumo

O objetivo neste artigo é apresentar diretrizes para concepção de cursos a serem ofertados em educação a distância de modo que contribuam com o desenvolvimento de competências do aprendiz. Como procedimento metodológico trabalhou-se com abordagem exploratória-descritiva e análise qualitativa dos dados que foram coletados a partir do método indutivo a partir de uma orientação teórico-prática advinda dos autores, emergentes de uma década de acompanhamento e participação e projetos públicos e privados e pesquisas na área. Como resultado identificou-se dimensões fundamentais a serem contempladas por instituições que buscam desenvolver recursos educacionais diversos a serem utilizados para ofertas de cursos na modalidade a distância. Infere-se que este trabalho inicia-se pela delimitação do projeto instrucional e deve se estender a partir da gestão do conhecimento e mapeamento de boas práticas desenvolvidas no contexto institucional. Neste sentido, um dos grandes desafios de conceber cursos na modalidade a distância esta no trabalho interdisciplinar, de uma equipe multidisciplinar que se deixa desafiar pela visão sistêmica do projeto.  

Biografia do Autor

Andreza Regina Lopes da Silva, IPDAAL - Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Acadêmico Andreza Lopes
Doutora e Mestra no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Educação a Distância e em Auditoria Empresarial. Graduada em Administração e Pedagogia. Estudante em Psicanálise e Psicopedagogia. Coach e Mentora Acadêmica focada em resultados a partir do equilíbrio entre produtividade e bem estar . Experiência na área de Educação com ênfase em projetos de educação a distância, inovação e empreendedorismo; formação e desenvolvimento de competências. Das diferentes atividades desenvolvidas destaca-se uma atuação por resultado, como: coach e mentora, docente, palestrante, capacitação de equipe, formação de professores, designer educacional, supervisão e coordenação de projeto e de produção. Como consultora atuou no segmento público e privado com diferentes parceiros, como: UFSC (em projetos - UAB, UnaSUS, Aluno Integrado, Rede e-Tec Brasil, e-Nova); CEDERJ; Cerfead/IFSC (projetos UAB, PRF, Proforbas); IMAP e Delinea Tecnologia Educacional. Experiência também como pesquisadora e avaliadora de artigos científicos e projetos além de ampla atuação com liderança. Autora de livros e artigos científicos. Atualmente professora da Universidade de São José (USJ) nos cursos de Administração, Pedagogia e Análise e Desenvolvimento de Sistema. CEO do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Acadêmico Andreza Lopes (IPDAAL). Desenvolvedora e Facilitadora dos Programas de Coaching e Mentoria "Acadêmico em Ação"; "Profissional em Ação" e "Bem-Estar em Ação".

Referências

AUSUBEL, D. P. The Acquisition and Retention of Knowledge: A Cognitive View. Holanda: Kluwer Academic Publishers, 2000.

BRASIL, Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para Educação superior a distância. SeEaD, Brasília, 2007.

GUIMARÃES, T. R. da C.; CARVALHO, M. de L. Planejamento e desenvolvimento de cursos em EaD. Viçosa, MG: UFV, 2015.

LEFEVRE; F.; LEFEVRE, A. M. C. Pesquisa de representação social: um enfoque qualiquantitativo: a metodologia do discurso do sujeito coletivo. 2. ed. Brasília: Liber livro, 2012.

LITTO, F. Aprendizagem a distância. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MORAN, J. M.. A gestão da Educação a distância no Brasil. In: MIL, D.; PIMENTEL, N. M. (Org.). Educação a distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2010.

SILVA, A. R. L. da. Diretrizes de design instrucional para elaboração de material didático em EaD: uma abordagem centrada na construção do conhecimento. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento – Mídia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

SILVA, A. R. L. da. Design educacional para gestão de mídias do conhecimento. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento – Mídia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

Publicado
2020-06-02
Seção
Artigos Originais

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##