Acessibilidade: Avaliação de Adequação no Curso a Distância para Pessoa com Deficiência Visual

Autores

  • Rita de Cassia dos Santos Nunes Lisboa Universidade Aberta do SUS da Universidade do Rio de Janeiro (UNA-SUS/UERJ)
  • Márcia Maria Pereira Rendeiro

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v18i1.289

Resumo

O debate sobre a construção de uma sociedade igualitária e inclusiva tem conduzido a reflexões sobre a acessibilidade, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem, no processo de ensino e aprendizagem, para pessoas com deficiência visual. Este artigo apresenta uma análise sobre a configuração dos recursos disponíveis no LMS Moodle, segundo os preceitos do W3C (World Wide Web Consortium) e as recomendações do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), no que tange a acessibilidade em ambientes virtuais. O principal objetivo deste trabalho foi avaliar as ferramentas do Moodle disponíveis no mapa de aprendizagem de um curso autoinstrucional e verificar a acessibilidade a deficientes visuais nos recursos referentes aos rótulos, questionários, glossário, pastas, pesquisas, ícones e páginas, utilizando como tecnologia assistiva o leitor de tela Jaws. A pesquisa foi realizada no curso autoinstrucional “Doenças Endócrino-Metabólicas e Nutrição”, ofertado no ano de 2017, pela Universidade Aberta do SUS/UERJ. O procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa aplicada, descritiva, fundamentada pela epistemologia quali-quantitativa.

As evidências na pesquisa descrevem que o recurso “rótulo” foi configurado parcialmente com a inserção da descrição das imagens. Ademais, o recurso “pasta” que disponibilizou o material em pdf de estudo para download, não atendeu as normas de acessibilidade, impossibilitando assim a leitura através do leitor de tela. Em contrapartida, os demais recursos apresentaram-se acessíveis e corresponderam as normas segundo os preceitos do WCAG, assim permitindo a acessibilidade também para pessoas com deficiência visual. Desta forma, é possível concluir que a maioria dos recursos do Moodle para este curso foram criados e configurados de forma que atendessem as normas de acessibilidade.

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Publicado

2019-08-29

Como Citar

Lisboa, R. de C. dos S. N. ., & Pereira Rendeiro , . M. M. . (2019). Acessibilidade: Avaliação de Adequação no Curso a Distância para Pessoa com Deficiência Visual. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 18(1), 20. https://doi.org/10.17143/rbaad.v18i1.289

Edição

Seção

Relatos de Experiência