Pressupostos pedagógicos nos ambientes virtuais: apontamentos da educação superior a distância

Autores

  • Vanessa Elisabete Raue Rodrigues1 Universidade Estadual de Ponta Grossa.
  • Rita de Cássia da Silva Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa.

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v16i0.283

Palavras-chave:

Ensino a Distância. Pressuposto pedagógico. Ensino Superior.

Resumo

O presente estudo surgiu a partir de reflexões e da experiência como docente na disciplina de Educação a Distância e Métodos de Autoaprendizagem no Ensino de Graduação e Pós-Graduação na Universidade Aberta do Brasil em parceria com a Universidade Estadual do Centro Oeste no município de Guarapuava, durante os anos de 2014 e 2015. Através de uma revisão bibliográfica integrativa, buscou- -se problematizar os pressupostos pedagógicos no ensino superior na Educação a Distância. Para sistematização, os apontamentos foram organizados de modo a explicitar o ambiente virtual, compreender as especificidades do aluno nesse contexto e refletir sobre o ensino diante dessas particularidades. Identificados os pressupostos nas potencialidades da tecnologia, como as relações de tempo e espaço e de ampliação da compreensão de leitura pela ressignificação, foi possível perceber seu liame com a autonomia. Uma autonomia gerada na coletividade e que, pelo enfoque de participa- ção nos ambientes colaborativos, representa todo o prospecto da Educação a Distância.

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Publicado

2017-05-24

Como Citar

Raue Rodrigues1, V. E., & da Silva Oliveira, R. de C. (2017). Pressupostos pedagógicos nos ambientes virtuais: apontamentos da educação superior a distância. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 16. https://doi.org/10.17143/rbaad.v16i0.283

Edição

Seção

Artigos