Dialética da tutoria: conhecimento a distância, gestão e compartilhamento em rede

Eleonora Milano Falcão Vieira, Marialice Moraes, Jaqueline Rossato

Resumo


A educação a distância evoluiu no sentido da multipolaridade territorial, na ampla diversidade de oferta de cursos, na qualifica- ção dos recursos multimídia e na especializa- ção de pessoal. A opção por essa modalidade de ensino permitiu sua institucionalização em larga escala e consequente difusão do conhecimento não presencial. Nessa modalidade, ressalta-se a função do tutor, a gestão da tutoria e a necessidade de compartilhamento em rede do material pedagógico produzido e dos métodos de estruturação e organiza- ção administrativa nas diversas categorias institucionais que ofertam a modalidade de educação a distância. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é analisar a importância do tutor, sua evolução conceitual, a gestão da tutoria e o compartilhamento do material pedagógico produzido em consonância com os métodos de gestão por meio de rede compartilhada, visto que a educação a distância vem aprimorando seus ambientes virtuais de aprendizagem. Para isso, utilizou-se uma abordagem teórica e interpretativa da realidade de referência, particularizando a gestão de compartilhamento entre os diversos materiais oferecidos ao contexto tutorial. Dessa forma, espera-se contribuir com discussões acerca dos recursos tecnológicos multimídia e com a qualificação de pessoal e material pedagógico em contínuo aperfeiçoamento, que tornam o programa EaD uma modalidade institucional específica ou programática nas instituições presenciais.

Palavras-chave


tutoria; ambientes virtuais; compartilhamento em rede.

Texto completo:

PDF PDF - Inglês

Referências


ALMEIDA, A.; PIMENTEL, E. P.; STIUBIENER, I. Estratégias para o Monitoramento de Ações de Tutoria na Educação a Distância. CBIE 2012 - Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2012.

ALONSO, K. M. A educação em um programa institucional de formação de professores em exercício. In: Pretti, O. Educação a distância: Construindo significados, 2000.

BORTOLOZZO et. al. Quem é e o que faz o professor-tutor. IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. PUC Paraná, 2009.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância (2007). Referenciais de qualidade para educação a distância, Brasília, ago 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em: 09 nov. 2015.

CRESWELL, J. Research Design: qualitative and quantitative approaches. SAGE Publications, 1994.

GIOIA, D.; PITRE, E. Multiparadigm perspectives on theory building. Academy of Management Review. v.15, n.4, p.584-602, 1990.

MILL, D.; ABREU-E-LIMA, D.; LIMA, V. S.; TANGREDI, R. M. S. P. O desafio de uma interação de qualidade na educação a distância: o tutor e sua importância nesse processo. Cadernos de Pedagogia, v. 02, agosto/dezembro, 2008.

MILL, D. et. al. O desafio de uma interação de qualidade na Educação a Distância: o tutor e sua importância nesses processos. Texto impresso, 2007.

MILL, D. FIDALGO, F. Sobre tutoria na Educação a Distância: caracterizando o tele-trabalho docente. In: Virtual Educa. São José dos Capôs, 2007. Disponível em . Acesso em: 18 fev. 2008.

MORAN, J. M. Os modelos educacionais na aprendizagem on-line, 2003. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2015.

OECD. Measuring Knowledge Management in the Business Sector: First Steps. OECD Publications Service, Ed. 1, France, 2003.

PRETI, O. Educação a distância: uma prática educativa mediadora e mediatizada. In: PRETI, O. (Org.). Educação a distância: início e indícios de um percurso. Cuiabá: UFMT, 1996.

RODRIGUES, R. S.; BARCIA, R. M. Modelos de Educação a Distância. Disponível em: . Acesso em: 09 out. 2015

SÁ, I. M. A. Educação a Distância: processo contínuo de inclusão social. Fortaleza: C.E.C., 1998.

TRIVIÑOS, N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987.

VIEIRA, M. M. F. E VIEIRA, E. F. Geoestratégia global: economia, poder e gestão de territórios. Rio de Janeiro: FGV/Editora, 2007.

VIEIRA, M. M. F. E VIEIRA, E. F. Dialética da pós-modernidade: a sociedade em transformação. Rio de Janeiro, Editora: FGV, 2004.

VIEIRA, M.M. F. E VIEIRA, E. F. Dialética do acontecimento geográfico: transformação sobre transformação. Curitiba: Editora CRV, 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.17143/rbaad.v16i0.280

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Fontes de Indexação:

 

© Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Brazilian Review of Open and Distance Learning Rua Vergueiro, 875 - 12º andar, conjuntos 123/124
Liberdade - CEP 01504-000 - São Paulo - Brasil
Tel: (55) 11 3275-3561 / Fax: (55) 11 3275-3724
rbaad@abed.org.br