A concepção de tutores a distância sobre interatividade e a formação em EaD: um estudo de caso

Luiz Bento, Milena de Sousa Nascimento, Viviane Grenha, Margarete Valverde Macedo

Resumo


Este trabalho tem como objetivo avaliar a concepção que os tutores a distância de um curso de graduação têm sobre interatividade e a relação dessa concepção com sua forma- ção específica em EaD e com sua prática na tutoria. Para poder entender esta problemá- tica, foi enviado um questionário para tutores a distância do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de um consórcio de instituições públicas para oferta de cursos de graduação na modalidade EaD do estado do Rio de Janeiro. Ao todo, 20 tutores a distância responderam a todas as perguntas presentes no questionário, sendo amostrado um total de 12 disciplinas diferentes. Através da aná- lise da resposta dos tutores a distância, o presente estudo pode concluir que uma alta formação acadêmica pode não necessariamente representar um conhecimento específico sobre aspectos relacionados à EaD e que cursos de formação específicos sobre Educação a Distância são importantes para uma melhor formação dos tutores como promotores da interatividade.

Palavras-chave


Educação a distância, interatividade, formação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17143/rbaad.v16i0.279

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