EaD em Ciências Contábeis: Uma análise comparada do desempenho dos cursos no Estado do Rio de Janeiro.

Elizeu Bandeira de Lima, Fátima Cristina Araujo Sequeiros Bueno, Severino Ramos do Carmo, Simone Silva da Cunha Vieira

Resumo


Este artigo tem por objetivo comparar os resultados dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) dos cursos de graduação em Ciências Contábeis do Estado do Rio de Janeiro nos dois métodos: a distância e presencial. A pesquisa identificou 167 polos EaD (ensino a distância) e 100 cursos presenciais. Todos os cursos e polos que constituem os objetos desta pesquisa constam como ativos no site do Ministério da Educação; os polos e cursos EaD com nota Enade totalizaram 121, enquanto que os cursos presenciais somaram 37. A pesquisa foi quantitativa descritiva e procurou verificar se a EaD, na graduação de Ciências Contábeis, é de qualidade inferior ou superior à oferecida em cursos presenciais, tendo constatado que o comportamento da nota Enade na EaD superou a dos cursos presenciais pois, se naquela modalidade, apenas 25% das notas foram insuficientes, nesta o resultado alcançou 50%.

Palavras-chave


Contabilidade. Educação a distância. Educação presencial.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17143/rbaad.v15i0.276

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