A influência da empatia como competência socioafetiva na atuação de tutores a distância

André Tenório, Maria de Fátima Araújo Costa, Thaís Tenório

Resumo


A contribuição da empatia para a atuação de tutores a distância em ambientes virtuais de aprendizagem foi investigada. Foram consideradas as percepções de doze tutores de cursos de graduação de uma universidade privada no estado do Rio de Janeiro. Metade dos pesquisados foi capaz de identificar o significado de empatia, apesar de pouco a utilizarem em sua prática. Para dez dos tutores, ter personalidade extrovertida seria imprescindível para cativar a empatia dos alunos. Entretanto, fatores como ser nativo digital ou ter o hábito de participar de redes sociais virtuais seriam irrelevantes para que os tutores conquistassem a empatia dos estudantes. De maneira geral, os tutores classificaram a empatia como a competência socioafetiva menos importante para a atuação a distância, estando atrás de cordialidade, honradez e aceita- ção. Não obstante, admitiram seu potencial de promover a cumplicidade e a confiança na relação tutor-aluno, aspectos tão necessários nessa modalidade educacional.

Palavras-chave


Educação a distância. Tutoria. Empatia. Nativo digital.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17143/rbaad.v15i0.270

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