Ambientes virtuais de aprendizagem bilíngues para surdos em EAD

Autores

  • Silvia Regina Pochmann de Quevedo Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Tarcísio Vanzin Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Vania Ribas Ulbricht Universidade Federal de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v13i0.259

Palavras-chave:

Acessibilidade, Surdos, Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

Resumo

Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) constituem-se em ferramentas estratégicas na interação entre os indivíduos, os grupos sociais e as formas de organização de conhecimento na sociedade contemporânea. A popularização da internet apresenta o desafio de um paradigma centrado no respeito às diferenças e no desenvolvimento das potencialidades de todas as pessoas. Procurando contribuir para uma sociedade cada vez mais inclusiva, este artigo apresenta revisões sistemáticas da literatura, discute como os surdos estão colocados em nossa sociedade, seus principais problemas de aprendizagem e sua inserção no uso das TIC. Para tanto, a partir de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) inclusivo, foram testadas diferentes narrativas para o ensino de Geometria Descritiva junto a alunos surdos e ouvintes. Posteriormente, grupos focais discutiram as experiências. Após, as discussões foram analisadas com base na Análise Crítica do Discurso, proposta por Norman Fairclough. Os resultados indicaram que os ambientes virtuais de aprendizagem bilíngues utilizados em Educação a Distância (EAD) poderão oferecer ao aluno surdo acessibilidade e compartilhamento com colegas ouvintes.

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Publicado

2014-05-24

Como Citar

Pochmann de Quevedo, S. R., Vanzin, T., & Ribas Ulbricht, V. (2014). Ambientes virtuais de aprendizagem bilíngues para surdos em EAD. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 13. https://doi.org/10.17143/rbaad.v13i0.259

Edição

Seção

Artigos