Educação superior a distância e a participação feminina: caso da UFPBvirtual

Autores

  • Edwin Giebelen Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Edna G. de Góes Brennand Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Joelma Fabiane Ferreira Almeida Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v12i0.249

Palavras-chave:

ensino superior, educação a distância, relações de gênero.

Resumo

Este artigo apresenta uma perspectiva histórico-conceitual da educação a distância (EaD) no Brasil e do campo dos Estudos Culturais (EC) e situa tal modalidade educacional no contexto dessa escola de pensamento. Para tanto, concepções sobre globalização e cibercultura são discutidas, visando contemplar as características inerentes à EaD que a situam como categoria de estudo dos EC. Buscamos refl etir sobre a participação feminina no ensino superior, tendo como interface de experiência os Cursos na modalidade a distância da Universidade Federal da Paraíba Virtual (UFPBVirtual) e analisamos como base a participação feminina nos Cursos de Pedagogia, Matemática, Ciências Naturais, Letras, Libras, Ciências Biológicas e Ciências Agrárias, do ano letivo 2010. Este artigo resulta do acompanhamento dos relatórios gerenciais disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle do período citado acima. Identifi camos que a EaD se renova e vem proporcionar signifi cativas evolu- ções na democratização do ensino e no modelo de Universidade, passando a ampliar as possibilidades de acesso ao Ensino Superior. Além do mais, evidenciamos que a cultura de inclusão digital através de EaD pode ser considerada uma forma de romper com as barreiras de acesso à tecnologia, propiciando assim, via educação, uma mobilidade social colaborativa em rede com vistas a melhores condições de vida

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Publicado

2013-05-24

Como Citar

Giebelen, E., G. de Góes Brennand, E., & Ferreira Almeida, J. F. (2013). Educação superior a distância e a participação feminina: caso da UFPBvirtual. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 12. https://doi.org/10.17143/rbaad.v12i0.249

Edição

Seção

Artigos