Fórum Eletrônico: Ambiente de Aprendizagem para a Formação Continuada e Professores

Autores

  • Jussara Pampado Cavedal
  • José Florêncio Rodrigues Junior

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v8i0.220

Palavras-chave:

Fórum eletrônico. Formação continuada. Ensino fundamental e médio. Clareza.

Resumo

O presente estudo constitui uma intervenção junto a professores de ensino fundamental e médio de uma escola privada com o intuito de capacitá-los utilizando o fórum eletrônico como recurso de aprendizagem. Ele se justifica pela necessidade de formação continuada de professores devido à crescente produção de conhecimento provocada pelas tecnologias de comunicação e informação. Por ser um recurso assíncrono, o fórum contribuiu de forma substancial para a capacitação em serviço dos profissionais participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Educação, ambientes virtuais e interatividade. In: SILVA, Marco (Org.). Educação online. São Paulo: Loyola, 2006.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. São Paulo: Editores Associados, 2006.

BONILLA, Maria Helena S. Escola aprendente: desafios e possibilidades postos no contexto da sociedade do conhecimento. Salvador, 2002. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2002. (p. 188-193). Disponível em: <http://poseducacaoestatistica.vilabol.uol.com.br/interatividade.htm>. Acesso em: 15 out. 2007.

CAVEDAL, Jussara Pampado. Fórum eletrônico: ambiente de aprendizagem para a formação continuada de professores. Brasília, 2008, 106 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2008.

CUNHA, Martha Lyrio da Cunha; VILARINHO, Lúcia Regina Goulart. Formação continuada de professores a distância: o desvelamento de focos de estudo expressos em produções acadêmicas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 88, n. 218, p. 73-106, jan./abr. 2007.

FEENBERG, Andrew; BARNEY, Darin, (Eds.). Community in the digital age - philosophy and practice. Lanham, MD: Rowman & Littlefield Publishers, Inc. 2004. 304 p. ISBN 0-7425-2959-2.

FEENBERG, Andrew. A fábrica ou a cidade: qual modelo de educação via web? Disponível em: <http://sfu.ca/~andrewf/a%20fe1brica%20ou20%a%20cidade.htm> Acesso em: 3 dez 2008.

FIORENTINI, Leda Maria Rangearo; MORAES, Raquel de Almeida (Orgs.). Linguagens e interatividade na educação a distância. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

FLEURY, Maria Tereza Leme; JACOBSOHN, Liliana Vasconcellos. A contribuição do fórum de discussão para o aprendizado do aluno: uma experiência com estudantes de administração. Cadernos de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 69-80, jan. / mar. 2005.

GIORDAN, Marcelo; JACOBSOHN, Liliana Vasconcellos; FILATRO, Andrea. Balanço de inovações em educação online. Disponível em: <http://www.pucsp.br/tead/n2/pdf/artigo9.pdf>. Acesso em: 8 maio 2008.

GONZALES, Luisa Aleida Garcia. Um modelo conceitual para aprendizagem colaborativa baseada na execução de projetos pela web. São Paulo. 2005. 254 p. Tese (Doutorado em Engenharia) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

HOUAISS, Antonio; VILLAR, Mauro Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2006.

KEYNES, Milton; HILTZ, Starr Roxanne; BENBUNAN-FICH, Raquel. Supporting Collaborative Learning in Asynchronous Learning Networks. New-Jersey, 1997. Disponível em: <http://web.njit.edu/~hiltz/CRProject/unesco.htm>. Acesso em: 17 jan. 2008.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4ª ed. São Paulo: Loyola, 2003.

______, Pierre. As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: editora 34, 1993.

______, Pierre. As inteligências coletivas. 1997. Disponível em: <http://www.saudemental.med.br/Levy.html >. Acesso em: 18 ago. 2007.

______, Pierre. Cibercultura. 2ª ed. São Paulo: editora 34, 2000.

MINICUCCI, Agostinho. Dinâmica de grupos: teorias e sistemas. São Paulo: Atlas, 1997.

MORAES, Raquel de Almeida; CAMPOS, Gustavo Barreto de. Avaliando futuros educadores em OEB online no CEAD/UnB Virtual: uma perspectiva emancipatória e humanista. In: SANTOS, Edméa e

SILVA, Marco (Org.). Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Loyola, 2006.

OLIVEIRA, Gerson Pastre. O fórum em um ambiente virtual de aprendizado colaborativo. São Paulo, 2007. Disponível em: <http://www.pucsp.br/tead/n2/pdf/artigo3.pdf>. Acesso em: 16 de jan. de 2008.

PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço – estratégias eficientes para salas de aula on-line. São Paulo: Artmed, 2002.

PERAYA, Daniel. O ciberespaço: um dispositivo de comunicação e de formação midiatizada. In: ALAVA, Séraphin e colaboradores. Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais? Porto Alegre: Artmed, 2002.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiência com a formação docente. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 3, p. 521 – 539, set. / jan. 2005.

PINTO, Carlos Souza. O trabalho cooperativo e o ensino/aprendizagem à distância. In: SILVA, Ângela Carrancho (Org.). Infovias para educação. Campinas: Alínea, 2004.

RODRIGUES JÚNIOR, José Florêncio. Manual para a formação do instrutor. Brasília: Universa, 2002.

SCHMUCK, R.A.; SCHMUCK, P.A. Group processes in the classroom. Dubuque, Iowa: Wm. C. Brown Pub. 1971.

SENGE, Peter M. A quinta disciplina – arte e prática da organização que aprende. São Paulo: Best Seller, 2002.

SILVA, Marco. Que é interatividade. Boletim técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, p. 27-35, maio/ago. 1998. Disponível em: <http://www.senac.com.br/informativo/bts/242/boltec242d.htm>. Acesso em: 15 out. 2007.

______, Marco. Criar e professorar um curso online: relato de experiência. In: SILVA, Marco (Org.). Educação online. São Paulo: Loyola, 2006.

TALLENT-RUNNELS, Mary K.; THOMAS, Julie A.; LAN, William Y.; COOPER, Sandi. Teaching courses online: a review of the research. Review of Educational Research, Spring, vol. 76, n. 1, p. 93 – 135, 2006.

Downloads

Publicado

2009-05-24

Como Citar

Pampado Cavedal, J., & Florêncio Rodrigues Junior, J. (2009). Fórum Eletrônico: Ambiente de Aprendizagem para a Formação Continuada e Professores. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 8. https://doi.org/10.17143/rbaad.v8i0.220

Edição

Seção

Artigos