Amadeus: Novo Modelo de Sistema de Gestão de Aprendizagem

  • Alex Sandro GOMES
  • Rosângela Saraiva CARVALHO
  • Ivanildo José de MELO FILHO
  • Ana Luiza de Souza ROLIM
  • Bruno de Sousa MONTEIRO
  • Gleibson Rodrigo Silva de OLIVEIRA
Palavras-chave: Sistema de Gestão da Aprendizagem, Amadeus SGA, Módulos e Componentes de Aprendizagem

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o Sistema de Gestão da Aprendizagem AMADEUS que foi concebido pelo grupo de pesquisa CCTE – Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional do Centro de Informática da UFPE, disponível no Portal do Software Público desde março de 2009. Este integra novas mídias à sua arquitetura e permite a criação de uma ampla gama de novas situações didáticas de aprendizagem para a modalidade de ensino, seja presencial, semipresencial ou a distância, inclusive práticas de mobile learning e interação pela TV digital. O AMADEUS tem como principal propósito contribuir com o desenvolvimento social pela formação e educação para todos, reduzindo custos, gerando empregos e negócios, e consequentemente melhorando o atendimento ao cidadão, além da democratização do conhecimento. Sendo assim, este artigo apresenta a descrição dos módulos que o constituem, os componentes de aprendizagem e faz referência aos estudos de caso tratados em dissertações de mestrado e teses de doutorado que deram origem a plataforma.

Biografia do Autor

Alex Sandro GOMES
Engenheiro Eletrônico (UFPE, 1992), Mestre em Psicologia Cognitiva (UFPE, 1995) e concluiu o doutorado em Ciências da Educação pela Université de Paris V (René Descartes, 1999). Atualmente é Professor no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco e membro da Academia Pernambucana de Ciências. Atua na área de Interação Humano Computador, com ênfase na concepção de ambientes colaborativos de aprendizagem
Rosângela Saraiva CARVALHO
Mestre em Ciência da Computação do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Técnóloga em Processamento de Dados pela UFC - Universidade Federal do Ceará. Especialista em Tecnologia da Informação pela UFPE. Membro do Grupo CCTE - Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional da UFPE. Analista de Tecnologia da Informação da UFPE. Professora da Escola Superior de Relações Públicas de Pernambuco – ESURP.
Ivanildo José de MELO FILHO
Mestrando em Ciência da Computação do Centro de Informáticada Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Bacharel em Ciência da Computação pelaUNICAP - Universidade Católica de Pernambuco. Especialista em Redes Convergentes pela FIR –Faculdade Integrada do Recife. Membro do Grupo CCTE - Ciências Cognitivas e TecnologiaEducacional da UFPE. Professor do IFPE Instituto Federal de Pernambuco – Campus BeloJardim.
Ana Luiza de Souza ROLIM
Doutoranda em Ciência da Computação. Mestre em Física pela UFPE - Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação Matemática pela UPE - Universidade de Pernambuco e graduação em Engenharia Elétrica - Habilitação Eletrônica pela Universidade Federal de Pernambuco. Membro do CCTE Ciência Cognitiva e Tecnologia Educacional do Centro de Informática da UFPE. Professora do IFPE - Instituto Federal de Pernambuco – Campus Belo Jardim.
Bruno de Sousa MONTEIRO
Doutorando em Ciência da Computação, Graduado em Ciência da Computação (2006) pela Universidade Federal da Paraíba, possui especialização em Análise de Testes de Software (2007) e mestre em Ciência da Computação (2009) pela Universidade Federal de Pernambuco. Experiência em: objetos educacionais de aprendizagem; planejamento e execução de testes de software; computação gráfica; aplicações para dispositivos móveis; e desenvolvimento de aplicações interativas para TV Digital.
Gleibson Rodrigo Silva de OLIVEIRA
Graduado em Ciência da Computação (2009) pela Universidade Federal de Pernambuco, possui experiência na área de testes com atuação profissional e pesquisa científica. Experiência também no gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software e produção de software livre. Conhecimentos em engenharia de software, planejamento e gerenciamento, processos de desenvolvimento e metodologias ágeis.

Referências

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Publicado
2009-05-24
Edição
Seção
Artigos