Proposta para a Implantação de Ead em Cursos Presenciais

Autores

  • Leandra Mendes do VALE Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC – Campus IX – Araguari/MG

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v7i0.207

Resumo

A modalidade semipresencial permite a criação de novos paradigmas educacionais, onde docentes e discentes possuem novos papéis e atribuições. Além disso, possibilita o desenvolvimento da “inteligência coletiva” e a construção de “ambientes coletivos de aprendizagem”, permitindo o desenvolvimento de um trabalho mais dinâmico e complexo, sem limites de tempo e espaço. Este artigo tem como objetivo apresentar uma metodologia para que as instituições de ensino possam ofertar EAD como ferramenta complementar aos cursos de graduação atendendo à portaria do MEC 4.059, de 10 de Dezembro de 2004 (DOU de 13/12/2004, Seção 1, p-34), artigo 1º § 2º, que reza sobre a oferta de disciplinas, integral ou parcialmente, na modalidade semipresencial, desde que esta oferta não ultrapasse 20% da carga horária total do curso. A metodologia proposta compreende o levantamento do público alvo, definição de objetivos, abordagem pedagógica, instrumental tecnológico, design instrucional, sistema de avaliação/validação e custos envolvidos. Assim sendo, as instituições de ensino, a partir da metodologia proposta, poderão através de um projeto piloto, validar as técnicas de EAD aplicadas como apoio aos cursos presenciais; adequar-se à dinâmica das novas metodologias de ensino/aprendizagem; avaliar o perfil e maturidade de discentes e docentes; propor soluções que tenham uma relação custo/benefício satisfatória.

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Publicado

2008-05-24

Como Citar

Mendes do VALE, L. (2008). Proposta para a Implantação de Ead em Cursos Presenciais. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 7. https://doi.org/10.17143/rbaad.v7i0.207

Edição

Seção

Artigos