Desenvolvimento de um Sistema On-line para a Criação, Participação e Administração de Cursos a Distância para a Faculdade do Sul de Mato Grosso

Autores

  • MARCKSON OLIVEIRA DA SILVA

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v7i0.199

Palavras-chave:

Educação a Distância. Ergonomia. Desenvolvimento WeB. Sistema de Informação On-Line.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as etapas do desenvolvimento de um sistema de informação on-line que dê suporte para cursos a distância a ser utilizado na Faculdade do Sul de Mato Grosso. Para isto, foi realizada uma ampla pesquisa para descobrir tecnologias que pudessem ser utilizadas no seu desenvolvimento e, portanto, foi desenvolvido um sistema que associa a tecnologia PHP ao banco de dados MySQL. Por se tratar de um ambiente de educação a distância, a referida pesquisa reporta os conceitos gerais acerca do tema, bem como estuda os critérios ergonômicos de um ambiente deste tipo, verificando que o mesmo possui características e potencialidades que o habilitam plenamente a ser usado como ferramenta de apoio à educação a distância. O EDUNET, nome dado ao sistema, é um ambiente que objetiva a qualificação de pessoas através de cursos dispostos em um espaço web. Uma característica importante desse sistema é a facilidade de uso por parte de quem deseja fazer o curso, podendo ser usado por qualquer pessoa, mesmo não tendo conhecimento avançados em informática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CACIQUE, A. Educação a Distância: uma experiência comparativa entre o ensino presencial e via Internet. 2000. Disponível em: <http://www2.cefetmg.br/dppg/revista/arqRev/revistan5v2-artigo7.pdf>. Acesso em: 23 mai. 2008.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Makrons Books, 1996.

_________, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. MetodologiaCientifica. 6 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

Educação e Tecnologias: Mudar para valer! São Paulo. Disponivel em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/educatec.htm>. Acesso em: 14 maio 2008.

GRACIOLI, Carlos Neto. WireFrames: Desenho básico de uma Interface. Apostila Interdisciplinar – Interface Homem-Máquina e Tópicos Especiais em Tecnologias Web - Faculdade do Sul do Mato Grosso, Rondonópolis, 2008.

_________, Carlos Neto. SiteMaps: Apresentação hierárquica da estrutura de um site. Apostila Interdisciplinar – Interface Homem-Máquina e Tópicos Especiais em Tecnologias Web - Faculdade do Sul do Mato Grosso, Rondonópolis, 2008.

GUEDES, Gilleanes T. A; UML: Uma abordagem Prática. 2. Ed. – São Paulo: Novatec Editora, 2006.

KANAANE, R.; ORTIGOSO, S. A. F. Manual de treinamento e desenvolvimento do potencial humano. São Paulo: Atlas, 2001.

LANDIM, C. M. M. P. F. Educação a Distância: algumas considerações. Rio de Janeiro: s. n., 1997.

MACROMEDIA. Macromedia Dreamweaver Usando o Dreamweaver 8. 1ª ed. São Francisco: 2005.

_________. Macromedia Flash Aprendendo ActionScript 2.0 no Flash 8. 1ª ed. São Francisco: 2005.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Cientifica. 6º Ed. São Paulo: Atlas, 2005.

MORAN, J. M.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 12ª ed. São Paulo: Papirus, 2006.

____________. Novos desafios na educação – A Internet na educação presencial e virtual, 2001. apud MARIA, E. P. Saberes e Linguagens de educação e comunicação. Pelotas: UFPel, 2001.

MYSQL. Disponivel em: <http://dev.mysql.com/doc/refman/4.1/pt/introduction.html> Acesso em: 25 out 2008.

PHP. Disponível em <http://www.php.net/manual/pt_BR/preface.php> Acesso em: 18 out de 2008.

ROCHA, H. V. da; ROMANI, L. A. S.; A Complexa Tarefa de Educar a Distância: Uma Reflexão Sobre o Processo Educacional Baseado na Web. Revista Brasileira de Informática na Educação, Ed. 8, 2001.

SILVA, C. R. O. Bases Pedagógicas e Ergonômicas para concepção e avaliação de produtos educacionais informatizados. Dissertação (Mestre) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998. Disponivel em <http://www.eps.ufsc.br/disserta98/ribeiro/> Acesso em: 25 out 2008.

W3C. Disponivel em <http://www.w3.org/MarkUp/> Acesso em: 3 out 2008.

WISNER, Alain. Por dentro do Trabalho: Ergonomia, Método e Técnica. São Paulo: FTD S.A., 1987.

Downloads

Publicado

2018-05-24

Como Citar

OLIVEIRA DA SILVA, M. (2018). Desenvolvimento de um Sistema On-line para a Criação, Participação e Administração de Cursos a Distância para a Faculdade do Sul de Mato Grosso. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 7. https://doi.org/10.17143/rbaad.v7i0.199

Edição

Seção

Artigos