Cursos online de Dependência: A Experiência do CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica) Campos

Autores

  • Maria Lúcia Moreira Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
  • Nelma Vilaça Paes Barreto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
  • Jonas Defante Terra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v7i0.198

Palavras-chave:

educação a distância, ambiente virtual, dependência e evasão

Resumo

Este texto tece considerações sobre a EaD no CEFET CAMPOS, a partir da observação dos resultados dos alunos matriculados no Curso a Distância de Dependência nas disciplinas de Matemática Básica e Cálculo Diferencial, nos anos de 2006 e 2007 para os alunos dos Cursos Superiores de Tecnologia. O curso possui uma abordagem multidisciplinar, utilizando, a princípio, o ambiente virtual de aprendizagem e-proinfo (2006), substituído em 2007 pela plataforma MOODLE. O artigo também aborda as dificuldades encontradas pelos alunos matriculados na dependência das duas disciplinas oferecidas, mostrando a necessidade de diálogo entre os atores para que permaneçam num curso desta modalidade, e, desta forma, concorrendo para alterar o quadro de alunos com dependência nas disciplinas em questão. A metodologia pressupõe um currículo dinâmico e atual em que a participação e interação dos alunos nas atividades propostas terão um caráter avaliativo e motivador que permeará a construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COELHO, Maria de Lourdes A. “Formação continuada do docente universitário em cursos à distância via internet: um estudo de caso.” [monografia na internet]. Belo Horizonte, ABED, 2003. Disponível em: <http://www.abed.org.br/seminario2003/texto06.htm> Acesso em: 25 Ago 2006.

ESTABEL, L.B.; Moro, E.L.S. e Santarosa, L.M.C. (2006) “A Superação das Limitações na criação da página pessoal para Internet: um estudo de caso”, Informática na Educação-Teoria e Prática, Porto Alegre, v.9,no 1, jan/junpp.43-44.

FRANCIOSI, Beatriz Regina Tavares et al. Caos, criatividade e ambientes de aprendizagem. In: MEDEIROS, Marilú Fontoura de; FARIA, Elaine Turk (Org.). “Educação a Distância: cartografias pulsantes em movimento”. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.

GAIOSO, N. (2005). “O fenômeno da evasão escolar na educação superior no Brasil”, Dissertação, Universidade Católica de Brasília, Brasília, Disponível em: http://www.iesalc.unesco.org.ve/programas/Deserción/Informe%20Deserción%20Brasil %20- %20Débora %20Niquini.pdf>. Acesso em: 10 Fev 2008.

MAIA, Marta de Campos. “Pesquisa revela índice de evasão em educação superior a distância.” WebAula, Brasília, abr 2005. Disponível em http://portal. Webaula.com.br/notícia.

SARTORI, A. e Roesler, J. (2005) “Educação superior a distância: gestão da aprendizagem e produção de materiais didáticos impressos e on-line”, Tubarão:Ed.Unisul.

Downloads

Publicado

2008-05-24

Como Citar

Moreira Gomes, M. L., Vilaça Paes Barreto, N., & Defante Terra, J. (2008). Cursos online de Dependência: A Experiência do CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica) Campos. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 7. https://doi.org/10.17143/rbaad.v7i0.198

Edição

Seção

Artigos