Avaliação no Design Instrucional e Qualidade da Educação a Distância: qual a relação?

Hermelina Pastor Romiszowski

Resumo


O presente trabalho discute a avaliação no design instrucional para a Educação a Distância. Analisa experiências a partir de um modelo de design instrucional que usa questões avaliativas como uma das estratégias de desenvolvimento. Enfatiza que a avaliação formativa neste estágio do planejamento, contribui para a qualidade de materiais didáticos contextualizados e do processo ensino-aprendizagem a distância.Considera os resultados das análises para incentivar uma discussão mais ampla sobre o papel da avaliação formativa no design instructional, sua influência em outros aspectos do processo ensinoaprendizagem, e contribuição para a qualidade educacional.

Palavras-chave


Design Instrucional; Educação a distância

Texto completo:

PDF

Referências


Morisson et all. (2004). Designing Effective Intruction, 4a edição, John Wiley and sons. Estados Unidos.

Reeves, T, (1997). Established and Emerging Evaluations Paradigms for Instructional Design. Em Dills e Romiszowski, A (eds), Instructional Development Paradigms, Educational Technology Publications, Inc, Englewood Cliffs, New Jersey: Estados Unidos.

Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, 1(1) & 2(3). Online: www.abed.org.br

Romiszowski, H (2000). Avaliacao no Design e Desenvolvimento de Multimidia Educativa: estrategia de apoio ou parte do processo?. Anais do VII Congresso Internacional de Educacao a Distância da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, Sao Paulo.

Romiszowski, H (2001). Qualidade dos Cursos Online: onde buscar?. Apresentacao em painel no VIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, Brasília.

Romiszowski, H. Design Instrucional num Contexto de Mudança. Apresentação em Painel no X Congresso Brasileiro de Educação a Distância da ABED, Porto Alegre, Outubro 2003.

Scriven (1983). Evaluation Ideologies. Em Madaus, Scriven e Stuflebeam (eds), Evaluation Models, Kluwer-Nijhoff; Boston, Estados Unidos.

Seels, B (ed),(1995. Instructional Design Revisited.

Spector e la Teja (2001). Competencies for Online Teaching. ERIC, 2001, Estados Unidos.

Smith, N (1992). Varieties in Investigative Evaluation, New Directions for Program Evaluation, JosseyBass, San Francisco, CA, Estados Unidos.

TTS/Elaboracao de CD-ROM Educativo (1998). Documento Básico para Orientação Interna, Rio de Janeiro.




DOI: http://dx.doi.org/10.17143/rbaad.v3i0.159

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Fontes de Indexação:

 

© Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Brazilian Review of Open and Distance Learning Rua Vergueiro, 875 - 12º andar, conjuntos 123/124
Liberdade - CEP 01504-000 - São Paulo - Brasil
Tel: (55) 11 3275-3561 / Fax: (55) 11 3275-3724
rbaad@abed.org.br