Perspectivas da Educação a Distância no Brasil: Três Cenários a Ponderar [1997-2002]

Autores

  • Fredric Michael Litto

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v2i0.143

Palavras-chave:

Educação a distância

Resumo

O autor escreveu, em 1997, um estudo reflexivo imaginando vários cenários, utópicos e distópicos, para a prática de EAD no Brasil, levando em conta os traços culturais do povo brasileiro e as tendências internacionais em educação e tecnologia. As previsões são retomadas em 2003 para verificar os acertos e os erros do autor em relação ao que de fato aconteceu, no tocante aos objetivos de realizar atividades de EAD, os provedores, as populações-alvo, os sistemas de entrega, os aspectos econômicos, os professores, as metodologias usadas, a avaliação e avalidação, o credenciamento e o desenvolvimento futuro. A conclusão afirma que o período foi uma combinatória de avanços e retrocessos, nem o céu, nem o inferno, mas muito aquem do que o país merece e precisa. [FML]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Litto, Fredric M. "A Relação Setorial Pública e Privada no Fluxo da Informação" in Ciências da Informação (Rio de Janeiro), Vol. 12, No. 2 (Julho/Dezembro 1983), 89-95.

_____________. "Culture and Entropy at the Interface of Freedom of Expression and the New Communications Technologies" in Freedom of Expression and New Communications Technologies, Michèle Paré e Peter Desbarats, eds. Montreal, Canadá: IQ Collectif e UNESCO, 1998. pp. 201-09.

______________. "Pitfalls and Promises: Using the Internet to Create Virtual Classrooms in the Third World", in Association for International Education (Russia), Distance Learning and New Technologies in Education. Proceedings of the First International Conference on Distance Education in Russia. Moscow, Russia: AIE, 1994.

______________. "Repensando a Educação em Função de Mudanças Sociais e Tecnológicas Recentes", in Vera Barros de Oliveira, org., Informática em Psicopedagogia. São Paulo: SENAC, 1996; pp. 85-110.

_____________. "The Hybridization of Distance Learning in Brazil -- An Approach Imposed by Culture", International Review of Research in Open and Distance Learning (Canadá), 2, 2 (January, 2002) [www.irrodl.org ; acessado em 17 de agôsto de 2003].

Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Ensino a Distância. Bibliografia Especializada em Educação. Brasília, D.F.: INEP, 1987.

Ministério da Educação. 1o Ciclo de Debates sobre Educação a Distância-CIDED. Brasília, D.F.: MEC, 1987.

Moreira Alves, João Roberto. A Educação a Distância no Brasil: Síntese Histórica e Perspectivas. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação, 1994.

OECD-Organisation for Econômic Co-operation and Development e Ministério da Educação de Portugal. New Information Technologies in Schools: Teacher Training, Research and the Role of Higher Education. Report of the International Conference, Vilamoura, Algarve, Portugal, 22-24 May 1991. Lisboa: Ministério da Educação, 1992.

Tarapanoff, Kira e Lillian Alvares. Cenários para Serviços Informacionais: Infra-Estrutura de Telecomunicações. Brasília: Thesaurus, 1994.

Thornburg, David. Putting the Web to Work: Transforming Education for the Next Century. San Carlos, California: Starsong, 1996.

Tiffin, John e Lalita Rajasingham. In Search of the Virtual Class: Education in an Information Society. London & New York: Routledge, 1995.

Downloads

Publicado

2008-05-24

Como Citar

Litto, F. M. (2008). Perspectivas da Educação a Distância no Brasil: Três Cenários a Ponderar [1997-2002]. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 2. https://doi.org/10.17143/rbaad.v2i0.143

Edição

Seção

Artigos