O Ambiente Virtual de Aprendizagem na Educação Básica: Uma Experiência com o EDMODO no Ensino-Aprendizagem de Artes Visuais

  • Evaldo Magno Anchieta Pereira Secretaria de Estado da Educação - MA
  • Reinaldo Portal Domingo Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Palavras-chave: Ensino de Artes Visuais. b-learning. TIC. AVA. Edmodo.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem EDMODO no ensino de Artes Visuais, a partir de experiências de b-Learning, desenvolvidas no Centro de Ensino Domingos Vieira Filho, escola pública estadual do Maranhão. Tem como objetivo analisar as possibilidades pedagógicas da referida plataforma, dialogando com abordagens teórico-metodológicas contemporâneas de aprendizagem, de Demo, Levy, Guattari, Deleuze, entre outros pensadores, contribuindo com a discussão sobre o uso de ferramentas da Web 2.0 como recurso didático para complementar o processo de ensino-aprendizagem em Artes Visuais realizado em sala de aula.Observou-se que o Edmodo como Ambiente Virtual de Aprendizagem usado na educação básica contribuiu para a investigação, a produção e a leitura de imagens dos alunos envolvidos, complementando o seu processo de ensino e aprendizagem.Palavras-chave: Ensino de artes visuais. B-learning. TIC. AVA. Edmodo. The Virtual Learning Environment in Basic Education: an Experience with Edmodo in Visual Arts Teaching and LearningAbstractThis paper presents a study about use the Virtual Learning Enviroment EDMODO in teaching Visual Arts, based on experiences of b-Learning, developed at Centro de Ensino Domingos Vieira Filho, a state public  school of Maranhão. Its objective is to analyze the pedagogical possibilities of the mentioned platform, dialoguing with contemporary theoretical-methodological approaches to learning, as Demo, Levy, Guattari and Deleuze, among others thinkers, contributing to discussion on the use of Web 2.0 tools as didactic resources to complement the teaching-learning process in Visual Arts in classroom.It was observed that Edmodo, as a VLE used in basic education, contributed to the investigation, production and reading of images of the students involved, complementing its teaching and learning process.Keywords: Visual arts teaching. B-learning. ICT. VLE. Edmodo.El Entorno Virtual de Aprendizaje en la Educación Básica: una Experiencia con el Edmodo en la Enseñanza-aprendizaje de Artes VisualesResumenEl presente artículo expone un estudio sobre la utilización del Ambiente Virtual de Aprendizaje EDMODO en la enseñanza de Artes Visuales, a partir de experiencias de b-learning, desarrolladas en el Centro de Ensino Domingos Vieira Filho, escuela pública estatal de Maranhão. Tiene como objetivo analizar las posibilidades pedagógicas de la referida plataforma, dialogando con abordajes teórico-metodológicos contemporáneos de aprendizaje, como Demo, Levy, Guatarri y Deleuze, contribuyendo con la discusión sobre el uso de herramientas de la Web 2.0 como recurso didáctico para complementar el proceso de enseñanza-aprendizaje en artes visuales realizado en clase.Se observó que Edmodo como AVA usado en la educación básica contribuyó a la investigación, la producción y la lectura de imágenes de los alumnos involucrados, complementando su proceso de enseñanza y aprendizaje.Palabras-claves: Enseñanza de artes visuales. B-learning. TIC. AVA. Edmodo.

Biografia do Autor

Evaldo Magno Anchieta Pereira, Secretaria de Estado da Educação - MA
Mestre em Artes, subárea Artes Visuais, pelo programa de pós-graduação ProfArtes (UFMA).  Atua como professor de Arte, Ensino Médio, na Rede Pública de Ensino do Maranhão - Brasil. Coordena formações continuadas na modalidade EaD voltadas para professores e estudantes para uso didático de TICs na educação pela Secretaria de Estado da Educação – MA.
Reinaldo Portal Domingo, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Possui pós-doutorado pela Universidade Nacional a Distancia (UNED) do Madrid, Espanha (2015), doutorado em Tecnologia Educativa pela Academia de Educação da Rússia (1992). Formado em Letras pela Universidade Pedagógica de Moscou (Russia) em 1978. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Maranhão, professor adjunto III da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distancia, médios de ensino, tecnologia educativa, computação educativa e educação, uso da internet, currículo, avaliação, metodologia da pesquisa e identidade. Coordenador Pedagógico do Núcleo de Educação a Distancia da UFMA. Professor do Mestrado PGCult/UFMA e Profarte/UFMA.

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Publicado
2019-02-27
Seção
Artigos Originais