O Ambiente Virtual de Aprendizagem na Educação Básica: Uma Experiência com o EDMODO no Ensino-Aprendizagem de Artes Visuais

Evaldo Magno Anchieta Pereira, Reinaldo Portal Domingo

Resumo


Este artigo apresenta um estudo sobre a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem EDMODO no ensino de Artes Visuais, a partir de experiências de b-Learning, desenvolvidas em uma escola pública estadual. Tem como objetivo analisar as possibilidades pedagógicas da referida plataforma, dialogando com abordagens teórico-metodológicas contemporâneas de aprendizagem, contribuindo com a discussão sobre o uso de ferramentas da Web 2.0 como recurso didático para complementar o processo de ensino-aprendizagem em Artes Visuais realizado em sala de aula.

Palavras-chave


Ensino de Artes Visuais. b-learning. TIC. AVA. Edmodo.

Referências


BARBOSA, Ana Mae. (org.). Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.

BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira da. (orgs). Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Concepção, Avaliação e Dinamização de um Portal Educacional de WebQuests em Língua Portuguesa. 2010. 257 fl. 2010. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em ciências da educação) - Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/11889. Acesso em: 26 Janeiro 2016.

DELEUZE, G. O Atual e o virtual. In: DELEUZE, G.; PARNET, C. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998. p.173-179.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. O que é filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 10. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2015. (Coleção educação contemporânea).

EDMODO. About Edmodo: how we got started. Disponível em: https://www.edmodo.com/about?language=en. Acesso em: 29 julho 2015.

GALLO, Silvio. Em torno de uma educação menor. In: Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 27, n.02, p. 169-178, 2002.

IBGE. Cidades/Maranhão/Paço do Lumiar. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=210750. Acesso em: 7 março 2016.

LÉVY, Pierre. O que é virtual. São Paulo: 2º Ed. Ed.34, 2011. (Coleção Trans).

O'REILLY, Tim. What is web 2.0. “O'Reilly Media, Inc.”, 2009.

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. In: On The Horizon, MCB University Press, v. 9, nº 5, October, 2001. Disponível em: http://www.marcprensky.com/writing/. Acesso em 28/Novembro/2014.

TADEU, Tomaz. A filosofia de Deleuze e o currículo. Goiânia – GO: Faculdade de Artes Visuais, 2004, 74 p. (Coleção Desênredos; n. 1)

TORI, R. Cursos híbridos ou blended learning. In: LITTO, F. e FORMIGA, M. (Org) Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.17143/rbaad.v17i2.83

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Fontes de Indexação:

 

© Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Brazilian Review of Open and Distance Learning Rua Vergueiro, 875 - 12º andar, conjuntos 123/124
Liberdade - CEP 01504-000 - São Paulo - Brasil
Tel: (55) 11 3275-3561 / Fax: (55) 11 3275-3724
rbaad@abed.org.br