AVALIAÇÃO DE WEBCONFERÊNCIAS POR ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA

Autores

  • Cássio Rosse Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • Georgianna Silva dos Santos
  • Maria de Fátima Alves de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v21i1.600

Palavras-chave:

Webconferências, Ensino Superior, Ensino a distância

Resumo

A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino que vem ganhando mais espaço na educação superior brasileira. Com o advento de novas tecnologias da informação e comunicação, o uso de ferramentas como a webconferência, vem ganhando destaque na Tecnologia Educacional, pois possibilita uma comunicação em tempo real. Neste caminho, este trabalho objetiva avaliar a percepção de acadêmicos de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas semipresencial, a respeito do uso de webconferências em uma disciplina de primeiro período do curso. Participaram da pesquisa 207 estudantes que responderam a um questionário on-line após as sessões de webconferências da disciplina. As respostas foram analisadas segundo o processo de tematização proposto por Fontoura (2011). Segundo a percepção dos estudantes, as webconferências representam um recurso fundamental para sanar suas dúvidas, possibilitando maior compreensão dos conteúdos estudados. Apesar da característica marcante da sincronissidade, boa parte dos estudantes sugeriram que as webconferências pudessem ser gravadas e o material pudesse ser acessado em outros momentos e oportunidades. Há também forte demanda que outros cursos e disciplinas façam uso regular desse recurso, sugerindo que a ferramenta seja inserida e sistematizada no âmbito do Ensino Superior à Distância.

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Publicado

2022-01-20

Como Citar

Rosse, C., Silva dos Santos, G., & de Fátima Alves de Oliveira, M. (2022). AVALIAÇÃO DE WEBCONFERÊNCIAS POR ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 21(1). https://doi.org/10.17143/rbaad.v21i1.600

Edição

Seção

Artigos Originais