METODOLOGIAS ATIVAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Revisão de Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v2iEspecial.549

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas. Aprendizagem Baseada em Projetos. Método do Caso. Metodologia do Ensino a Distância. Sala de Aula Invertida.

Resumo

O objetivo deste artigo é mapear as pesquisas empíricas que avaliam os resultados da aplicação de metodologias ativas em educação a distância. Trata-se de uma revisão de literatura de escopo que partiu de uma revisão já realizada em língua portuguesa. As buscas ocorreram nas bases Scopus e Web of Science.  Os filtros compreenderam artigos publicados em periódicos entre 2015 e 2019 em inglês, espanhol ou francês.  A aplicação de critérios de seleção resultou na inclusão de 13 artigos. Os estudos, por sua vez, focam o ensino superior e utilizam uma diversidade de metodologias, abordagens e estratégias de coleta e análise de dados. Sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas são as metodologias ativas mais utilizadas nos estudos, e os artigos relatam resultados de aprendizagem positivos, mas visíveis, entretanto, no longo prazo. Os resultados das pesquisas apontam que metodologias ativas podem ser utilizadas na fase do estudo individual e autônomo dos alunos.  A conclusão sugere diversos trabalhos futuros para ampliar os resultados da revisão.

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Biografia do Autor

João Mattar, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Universidade Santo Amaro (Unisa)

Bacharel em Filosofia (PUC-SP) e Letras: Português, Francês e Inglês (USP), Certificado de Pós-Graduação em Ensino e Aprendizagem na Educação Superior (Laureate International Universities), Especialista em Administração (FGV-SP), Mestre em Tecnologia Educacional (Boise State University), Doutor em Letras (USP) e Pós-Doutorado (Stanford University), onde foi visiting scholar (1998-1999). É autor de diversos artigos, capítulos e livros, dentre os quais: Filosofia e Ética na Administração (Saraiva), Metodologia Científica na Era da Informática (Saraiva), ABC da EaD: a educação a distância hoje (Pearson), Second Life e Web 2.0 na Educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias (Novatec), Filosofia da Computação e da Informação (LCTE), Games em Educação: como os nativos digitais aprendem (Pearson), Introdução à Filosofia (Pearson), Filosofia (Pearson), Filosofia e Ética (Pearson), Guia de Educação a Distância (Cengage Learning), Tutoria e Interação em Educação a Distância (Cengage Learning), Web 2.0 e Redes Sociais na Educação (Artesanato Educacional), Design Educacional: educação a distância na prática (Artesanato Educacional) e Metodologias Ativas para a Educação Presencial, Blended e a Distância (Artesanato Educacional). Foi Coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Universitário Ibero-Americano (Unibero) e professor e Coordenador do curso de Põs-Graduação lato-sensu (Especialização) em Inovação em Tecnologias Educacionais na Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities). Atualmente é professor, pesquisador e orientador no PPGENT - Mestrado em Educação e Novas Tecnologias (Uninter), onde é líder do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Coordenador Acadêmico do GT de Internacionalização, e no TIDD - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP), onde é lider do GPTED - Grupo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais. É Vice-Presidente da ABT - Associação Brasileira de Tecnologia Educacional e Diretor de Relações Internacionais da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

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Publicado

2021-04-08

Como Citar

Mattar, J. (2021). METODOLOGIAS ATIVAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: Revisão de Literatura. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 2(Especial). https://doi.org/10.17143/rbaad.v2iEspecial.549