PROBLEM BASED LEARNING COM TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE COMPUTAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v2iEspecial.518

Palavras-chave:

Metodologias Ativas: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; Aprendizagem Baseada em Problemas; Problem Based Learning

Resumo

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) assumem papel relevante como recursos de ensino dos conteúdos curriculares. O docente é motivado a fazer o uso de diversas tecnologias dentro e fora de sala de aula, tais como software e interfaces da internet, para tornar a aula mais interessante, além do desejo em mudar a dinâmica. Docentes têm recorrido ao uso de metodologias ativas, como estudos de caso, aulas-laboratório, trabalhos em grupo, simulações, Aprendizagem Baseada em Problemas ou Problem Based Learning (PBL), nas quais o estudante participa ativamente do processo de aprendizagem e o docente realiza sondagem de conhecimentos prévios do aluno, além de problematização, contextualização e aplicação prática dos conhecimentos. A intenção é tornar as aulas mais próximas da realidade do estudante, tornando-o um ser ativo em sua aprendizagem. Neste artigo, exploramos a importância do uso das TDIC com PBL no ensino superior, por meio de duas sequências didáticas aplicadas em sala de aula, no curso de Sistemas de Informação, da Universidade Federal de Alagoas, e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Instituto Federal de Santa Catarina. A primeira, utilizando o software Unity 3D; a segunda, fazendo uso do aplicativo Socrative, com a metodologia PBL e com o uso da ferramenta e-mail. Com o objetivo de verificar a satisfação dos estudantes envolvidos, foi aplicado um questionário sobre a metodologia PBL. Os resultados em diferentes cursos de diferentes instituições comprovaram que a utilização da metodologia proporcionou uma melhor comunicação entre os estudantes. Apesar de necessitar de mais preparação por parte de docentes e tutores, constata-se que a PBL é uma metodologia interessante para ser aplicada no ensino superior, tanto presencial quanto a distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLEN, Deborah E.; DONHAM, Richard S; BERNHARDT, Stephen A. Problem Basead Learning. New Directions for Teaching and Learning, número 128, 2011
AMARAL, Nelson C. A educação superior brasileira: dilemas, desafios e comparações. Revista Brasileira de Educação, v. 21, n. 66, julho-setembro de 2016.
BACKES, Luciana; SCHLEMMER, Eliene. Práticas pedagógicas na perspectiva do hibridismo tecnológica digital. Revista Diálogo Educ, Curitiba, volume 13, número 38, 2013, p. 243- 266.
BERBEL, Neusi A. A Problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos?. Interface – Comunic, Saúde, Educ, volume 1, 1998, p. 139-154.
BOROCHOVICIUS, Eli; TORTELLA, Jussara C. Aprendizagem Baseada em Problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Ensaio: Aval. Pol. públ. Educ. Rio de Janeiro, v. 22, n 83, p. 263-294. Abr/jun. 2014.
CARVALHO, Ana A. Apps para dispositivos móveis: manual para professores, formadores e bibliotecários. Lisboa: Ministério da Educação. 2015, p. 346-359
COLL, C. et al. Os ambientes virtuais de aprendizagem baseados na análise de casos e na resolução de problemas. In:_____; MONEREO,C. Psicologia da educação virtual:aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 188-205.
DELISLE, R. How to use problem-based learning in the classroom. ASCD:Alexandria, Virgina, EUA.
FERREIRA, L. R.; OGLIARI, C. R. A contribuição do software socrative como suporte pedagógico ao ensino médio: ensaio com professores de geografia. Disponível em <http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/18176_7822.pdf > Acesso em 2 abr. 2017.
GIL. A.C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2012.
GORBANEFF, Yuri. Qué se puede aprender de la literatura sobre el aprendizaje basado en problemas. Revista de la Facultad de Ciencias Económicas de la Universidad Militar Nueva Granada, Bogotá, v. 18, n. 1, p. 61-74, jun. 2010. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S012168052010000100004&script=sci_arttex. Acesso em: 13 maio 2014.
MERCADO, Luis P. Tecnologias digitais e educação a distância: letramento digital e formação de professores. In: CAVALCANTE, Maria M. et al (orgs). Didática e prática de ensino: diálogos sobre a escola, a formação de professores e a sociedade. 2014, p. 333-334. Livro 4. Disponível em http://www.uece.br/endipe2014/ebooks/livro4/21.%20TECNOLOGIAS%20DIGITAIS%20E%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20A%20DIST%C3%82NCIA_%20LETRAMENTO.pdf. Acesso em 10 out 2017.
MEZZARI, Adelina. Uso de PBL como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente Moodle. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 35, n. 1, Porto Alegre, 2011: 114-121.
RIBEIRO, L. R. Aprendizagem baseada em problema (PBL): uma experiência no ensino superior. São Carlos: EduFSCar, 2008.
SILVA, Salete. Aprendizagem ativa. Revista Educação.15 de julho de 2013, disponível em http://www.revistaeducacao.com.br/aprendizagem-ativa/.
VEIGA, I. (Org.). Formação médica e aprendizagem baseada em problemas. Campinas: Papirus, 2015.

Publicado

2021-04-08

Como Citar

Pereira, F., Mercado, L. P. L., & Lima Secco, R. (2021). PROBLEM BASED LEARNING COM TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE COMPUTAÇÃO. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 2(Especial). https://doi.org/10.17143/rbaad.v2iEspecial.518