METODOLOGIAS ATIVAS NA EAD: ACELERAÇÃO DIGITAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA DE NEGÓCIOS DAS ARTESÃS

Autores

  • Angelica Oliveira Universidade Federal de São Carlos
  • Fernanda Goulart da Silva
  • Yasmin Rizzo Soares
  • Fernanda Galvão Sklovsky

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v2iEspecial.513

Palavras-chave:

Artesanato, Educação à Distância, Aceleração Digital, Metodologias Ativas, Pandemia

Resumo

O ensino a distância teve um crescimento exponencial nos últimos meses, impulsionado pela crise da pandemia da Covid-19, que exigiu medidas de isolamento social. Por conseguinte, o presente artigo tem
como propósito apresentar o processo de utilização de metodologias ativas para acelerar o ciclo de ensino e aprendizagem na Escola de Negócios das Artesãs da Rede Asta, em seus pilares: Educação, Design e Mercado. As considerações finais corroboram que as mudanças realizadas na escola foram vitais para que as artesãs desenvolvessem novas habilidades, acessassem novos ambientes de aprendizagem, continuassem ativamente com os seus negócios e pudessem se reinventar frente aos desafios do
mercado atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKER, J. Wesley. The “Classroom Flip”: Using web course management tools to become the guide by the side. [s.l;s.n;s.d]. Disponível em: http://www.classroomflip.com/files/classroom_flip_baker_2000.pdf. Acesso em: 23 de Julho de 2020.

COLVARA, Jonas dos Santos; SANTO, Eniel do Espirito. Metodologias ativas no ensino superior: o hibridismo da sala de aula invertida. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 18, n. 1.2019. doi:http://dx.doi.org/10.17143/ rbaad.v18i1.325

COMISSÃO EUROPEIA. Abrir a Educação: Ensino e aprendizagem para todos de maneira inovadora graças às novas tecnologias e aos Recursos Educativos Abertos [COM (2013) 654 final]. Bruxelas: Serviço de Publicações da Comissão Europeia, 2013. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/?uri=COM%3A2013%3A654%3AREV2
Acesso em: 26/07/2020.

COMMISSION STAFF WORKING DOCUMENT. Analysis and mapping of innovative teaching and learning for all through new Technologies and Open Educational Resources in Europe Accompanying the document Communication ‘Opening Up Education’ /* SWD/2013/0341 final */. Disponível em:
https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/?uri=SWD:2013:0341:FIN
Acesso em: 26/07/2020.

DIAS-TRINDADE, S. Ecologia de aprendizagem e redes virtuais. São Carlos: Editora Pixel 2020.

EVANGELISTA, Átilla Mendes; SALES, Gilvandenys Leite. A sala de aula invertida (Flipped Classroom) e as possibilidades de uso da plataforma professor online no domínio das escolas estaduais do Ceará. Experiências em Ensino de Ciências V.13, No.5, 2018. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID558/v13_n5_a2018.pdf. Acesso em 23 de Julho de 2020.

LIMEIRA, T. Negócios de impacto social / Tania Maria Vidigal Limeira; Ilustração de Pedro Luna. - 1 ed. - São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

LOPES, Renato Matos; FILHO, Moacelio Veranio Silva; ALVES, Neila Guimarães (org.). Aprendizagem baseada em problemas : fundamentos para a aplicação no ensino médio e na formação de professores. Rio de Janeiro : Publiki, 2019. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/432641/2/APRENDIZAGEM%20BASEADA%20EM%20PROBLEMAS%20-%20fundamentos%20para%20a%20sua%20aplica%C3%A7%C3%A3o%20no%20Ensino%20M%C3%A9dio%20e%20na%20Forma%C3%A7%C3%A3o%20de%20Professores.pdf. Acesso em: 29 Julho de 2020

MORAES, Dijon. O papel atual do design. Prefácio. In: Krugen, Lia. Design e território: valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009. Disponível em: https://www.academia.edu/33392149/Design_e_territ%C3%B3rio_-_pdf_completo. Acesso em: 29 de Julho de 2020.

OLIVEIRA, Francisca Angélica et al. A transformação digital da escola de negócios das artesãs da Rede Asta em tempos de Covid-19: inclusão e colaboração. Revista Inteligência Empresarial - ISSN: 1517-3860 - V. 42, N. 1, jul. 2020 . Disponível em: https://www.crie.ufrj.br/application/assets/uploads/files/artigo-2.pdf. Acesso em 23 de Julho de 2020.

REDE ASTA. Relatório de Impacto da Rede Asta em 2019. Disponível em: https://www.redeasta.com.br/case/relatorio-de-impacto-da-rede-asta-em-2019. Acesso em 26 de Julho de 2020

SANTIAGO, G. Introdução ao Design Instrucional. São Carlos: Editora Pixel 2020.

SANTIAGO, G. OLIVEIRA. C. Metodologias Ativas de Aprendizagem. São Carlos: Editora Pixel 2020.

SEBRAE, Termo de Referência em Educação Empreendedora. Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2020. 145p.: il. Disponível em: https://sebraemg.com.br/diversos/arquivos2020/uci/termo/termo.pdf. Acesso em: 23 de Julho de 2020
SHITSUKA, Dorlivete Moreira. Pesquisa – ação na Superação de Dificuldades de Acompanhamento de Curso de Pós-graduação a “Lato Sensu” a Distância por meio de Apoio da Turma. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância 2018; l: e71. Disponível em: https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1xD_PNcBSOnJ_tGfjpYLGuI-viRbeVPcw. Acesso em 27 de Julho de 2020.

UNESCO. Educação: um tesouro a descobrir. Brasília: Julho de 2010.

Publicado

2021-04-20

Como Citar

Oliveira, A., Goulart da Silva, F., Rizzo Soares, Y., & Galvão Sklovsky, F. . (2021). METODOLOGIAS ATIVAS NA EAD: ACELERAÇÃO DIGITAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA DE NEGÓCIOS DAS ARTESÃS. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 2(Especial). https://doi.org/10.17143/rbaad.v2iEspecial.513