Uso da Rede Social Facebook como Ferramenta de Ensino-aprendizagem em Cursos de Ensino Superior

Angelo Luís Scherer, Josefa Gomes de Farias

Resumo


Desde a criação do Facebook, diversas utilidades da sua plataforma foram direcionadas à educação. Atualmente, vários estudos têm sugerido o seu uso como ferramenta de construção colaborativa no processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, o presente trabalho pretende analisar referenciais teóricos para identificar o uso do Facebook como ferramenta colaborativa e assinalar ações de gestão e planejamento nas instituições de ensino superior para o adequado funcionamento e uso deste pelos docentes e discentes para tal uso. Pelas revisões realizadas, pode-se observar que, devido à ubiquidade das redes sociais e à ampla penetração do Facebook entre os jovens e universitários, essa ferramenta possibilita maior comunicação, interação e flexibilidade no ambiente universitário, bem como é promissora ao estender a aprendizagem para além do tempo da aula, promovendo a autonomia do aprender. Dessa forma, as universidades têm um importante papel ao planejar adequadamente o uso das tecnologias de comunicação e informação, além de tomar medidas junto aos professores e alunos para o êxito do uso do Facebook como ferramenta de apoio ao ensino dentro do contexto geral de aprendizagem colaborativa.


Palavras-chave: Ambiente Virtual de Aprendizagem. Aprendizagem colaborativa. Ensino EaD.

 


Use of Facebook as a Teaching-Learning Tool in Higher Education Courses

ABSTRACT


Facebook has been directing several issues to education in its Learning Management Systems since it was created. Currently, several studies have suggested their use as a collaborative tool in the teaching learning processes. In this sense, this work intends to analyze theoretical references to identify the use of Facebook as a collaborative tool, and mark management actions and planning in higher education institutions for proper operation and use by teachers and students. Due to the ubiquity of social networks, and the widespread penetration of Facebook among young and undergraduate students, this tool allows their greater communication, interaction and flexibility in the university. Thus, in addition to promising the extension of learning beyond the class time, it promotes the autonomy of learning. In this way, universities play an important role in properly planning the use of information and communication technologies, and to take management actions with teachers and students to successfully use Facebook as a collaborative learning tool.


Keywords: Virtual learning environment. Collaborative learning. Distance Learning.

 

Uso de la Red Social Facebook como Herramienta de Enseñanza-aprendizaje en Cursos de Enseñanza Superior


RESUMEN


Desde la creación de Facebook varias utilidades de su plataforma se fueron dirigidos a la educación. Actualmente, varios estudios han sugerido su uso como una herramienta para la construcción colaborativa en la enseñanza del proceso de aprendizaje. En este sentido, este trabajo pretende analizar referenciales teóricos para identificar el uso de Facebook como herramienta colaborativa, e identificar acciones de gestión y planificación en las instituciones de educación superior para el correcto funcionamiento y uso por profesores y estudiantes. Por las revisiones realizadas, se puede observar que debido a la ubicuidad de las redes sociales, y la amplia penetración de Facebook entre los jóvenes y universitarios, esta herramienta posibilita una mayor comunicación, interacción y flexibilidad en el ambiente universitario, así como es prometedora al extender el aprendizaje más allá del tiempo de la clase, promoviendo la autonomía del aprendizaje. De esta manera, se asume que las universidades tienen um importante papel al planificar adecuadamente el uso de tecnologías de información y comunicación, y tomar medidas con los profesores y estudiantes para el éxito del uso de Facebook como uma herramienta de aprendizaje colaborativo.


Palabras clave: Entorno virtual de aprendizaje. Aprendizaje colaborativo. Educación a distancia


Palavras-chave


Ambiente Virtual de Aprendizagem; Aprendizagem colaborativa; Ensino EaD;

Texto completo:

PDF PDF - INGLÊS

Referências


ARAÚJO, V. D.L. O impacto das redes sociais no processo de ensino e aprendizagem. 3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, pp 1–13. 2010.

ASSIS, E. V. Uso do Facebook como ferramenta pedagógica. I Encontro Regional de Educação e Tecnologia do Espírito Santo e IV Encontro de Informática na Educação. IFES. 2014.

BANKS, A. Brazil Digital Future in Focus. 2015. p. 1-58.

BEZERRA, J. C. C.; BRITO, S. O. Redes Sociais como ferramenta pedagógica: O caso do projeto e-Jovem. Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, pp 1–10. 2013.

BRESCIA, A. T.; COSTA, J. W. As possibilidades pedagógicas do Facebook. 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação – Comunidades e Aprendizagem em Rede. Anais Eletrônicos, pp 1–16. 2012.

CARIA, E. Rede social: uma proposta pedagógica para educação ambiental. Monografia em Pedagogia, Campinas, SP. 2012.

CORREIA, R. L.; SANTOS, J. G. A Importância da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na Educação a Distância (EAD) do Ensino Superior (IES). Revista Aprendizagem em EaD 2(1):1-16. 2013.

DILLENBOURG P. What do you mean by collaborative learning?. In P. Dillenbourg (Ed) Collaborative-learning: Cognitive and Computational Approaches. pp.1-19. Chapter 1. Oxford: Elsevier. 1999.

FERNANDES, L. Redes sociais online e educação: Contributo do Facebook no contexto das comunidades virtuais de aprendentes. 2011. Disponível em: http://www.trmef.lfernandes.info/ensaio_TRMEF.pdf. Acesso em 24 de mar. 2016.

FERREIRA, J. L.; CORRÊA, B. R. P. G.; TORRES, P. L. O uso pedagógico da rede social Facebook. Colabor@ A Revista Digital da CVA-RICESU 7(28): 1-16. 2013.

FRANCO, I. C. M. Redes sociais e a EAD. In: FREDRIC, M. L.; FORMIGA, Manuel M. M. (Orgs.) Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, v. 2. p. 116-124. 2012.

FREDRIC, M. L. Recursos educacionais abertos. In: FREDRIC, M. L.; FORMIGA, M. M. M. (Orgs.) Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, v. 1. p. 304-309. 2009.

GARCIA, L. M. M.; FERREIRA, M. J. A. A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo. Revista do Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia, 2011. Disponível em: http://repositorio.uportu.pt/xmlui/handle/11328/447. Acesso em 24 de mar. 2016.

IRWIN, C.; BALL L.; DESBROW, B. Students’ perceptions of using Facebook as an interactive learning resource at university. Australasian Journal of Educational Technology 28(7):1221-1232. 2012.

JULIANI, D. P.; JULIANI, J. P.; SOUZA, J. A.; BETTIO, R. W. Utilização das redes sociais na educação: guia para o uso do Facebook em uma instituição de ensino superior. Novas Tecnologias na Educação 10(3):1-11. 2012.

GRAY, K.; ANNABELL, L.; KENNEDY, G. Medical students’ use of Facebook to support learning: Insights from four case studies. Medical Teacher 32: 971–976. 2010.

HEW, K. F. Students’ and teachers’ use of Facebook. Computers in Human Behavior 27:662–676. 2011.

HOBOLD, M. S.; MATOS, S. S. Formação continuada: o processo de incorporação das novas tecnologias de informação e comunicação no trabalho do professor universitário. Revista Diálogo Educacional 10(30):317-333. 2010.

KELLY, B. (2007). Introduction To Facebook: Opportunities and Challenges For The Institution. Disponível em: http://www.ukoln.ac.uk/web-focus/events/meetings/bath-facebook-2007-08. Acesso em 06 de mar. de 2018.

LAICHT, G.; VAHLDICK, A. Execução de Objetos de Aprendizagem SCORM no Facebook. Novas Tecnologias na Educação 11(1): 1-11. 2013.

LAMPE, C.; WOHN, D. Y.; VITAK, J.; ELLISON, N. B.; Wash, R. Student use of Facebook for organizing collaborative classroom activities. Computer-Supported Collaborative Learning 6:329–347. 2011.

LEKA, A. R., GRINKRAUT, M. L. A utilização das redes sociais na educação superior. Revista Primus Vitam 7:1-12. 2013.

LORENZO, E. M. A. Utilização das Redes Sociais na Educação: A Importância das Redes Sociais na Educação. 3 ed. São Paulo: Clube de Autores, 2013.

MATOS, E. L. M., FERREIRA, J. L. Facebook: uso no ensino superior e na formação continuada de professores. In: PORTO, C.; SANTOS, E., org. Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar [online]. Campina Grande: EDUEPB. pp. 387-402. 2014.

MORAN, J. M. A Educação que Desejamos: Novos desafios e como chegar lá. - 5ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

PACHECO, E.; SOARES, L.; MARTINHA, A. C. C. Didactic Applications of Social Networks – Essays in the 1st cycle in Geography at the University of Porto (UP). Journal of Research and Didactics in Geography (J-READING) 2, 4:9-24. 2015.

PATRÍCIO, M. R.; GONÇALVES, V. Facebook: rede social educativa? I Encontro

Internacional TIC e Educação. Lisboa: universidade de Lisboa, Instituto de Educação. 593-598, 2010a. Disponível em: http://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/3584/1/118.pdf. Acesso em 24 de mar. 2016.

PATRÍCIO, M. R.; GONÇALVES, V. Utilização educativa do facebook no ensino superior. l Conference learning and teaching in higher education. 2010b. Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/2879. Acesso em 24 de mar. 2016.

SILVA, S. Redes sociais digitais e educação. Revista Iluminart 1(5):36-46. 2010.

SILVA, R. F. M. O Facebook como recurso midiático impulsionando a aprendizagem da língua portuguesa. MPGOA 2(1):60-77. 2013.

SÁNCHEZ, R. A.; CORTIJO, V.; JAVEDC, U. Students’ perceptions of Facebook for academic purposes. Computers & Education 70:138–149. 2014.

THALHEIMER, J.; BRAGA, P. C. P.; CAMBRAIA, A. C. A utilização de redes sociais como apoio ao ensino presencial e a distância. 3º Seminário Nacional de Inclusão Digital. pp. 1-11. 2014.

VAGULA, E. Redes sociais e colaboração: o uso do Facebook como ferramenta de aprendizagem no parfor. Caderno de Trabalhos Completos da Xamped Sul. Eixo 1 – História da educação. UDESC. 2014.

WWW.FACEBOOK.COM, 2016. 102 milhões de brasileiros compartilham seus momentos no Facebook todos os meses. Disponível em: https://www.facebook.com/business/news/102-milhes-de-brasileiros-compartilham-seus-momentos-no-facebook-todos-os-meses. Acesso em 05 de mar. 2018.

ZANCANARO, A.; SANTOS, P.M.; SILVA, A. R. L.; BORGES, M. A.; BATTISTI P.; SPANHOL, F. J. Redes Sociais na Educação a Distância: uma análise do projeto e-Nova. Datagramazero: Revista da Informação 13(2). 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.17143/rbaad.v17i1.44

Fontes de Indexação:

 

© Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Brazilian Review of Open and Distance Learning Rua Vergueiro, 875 - 12º andar, conjuntos 123/124
Liberdade - CEP 01504-000 - São Paulo - Brasil
Tel: (55) 11 3275-3561 / Fax: (55) 11 3275-3724
rbaad@abed.org.br