Alfabetização Científica e sua Efetivação na Modalidade EaD

Autores

  • Mariane Freiesleben IFPR – Instituto Federal do Paraná - Campus Curitiba
  • Irineu Mario Colombo IFPR - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná. http://orcid.org/0000-0001-5316-0831

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v17i1.42

Palavras-chave:

Alfabetização Científica. Ensino a Distância. Inclusão Social. Potencializar.

Resumo

A Educação a Distância (EaD) cresce de forma acelerada no país, levando-nos a refletir sobre os avanços da EaD na efetivação da compreensão da linguagem científica. A ciência tem uma linguagem que pode ser conduzida por meio da Alfabetização Científica, como base a impulsionar uma participação mais efetiva da população enquanto cidadã na luta pelos direitos e ampliação dos intérpretes de várias questões e em vários setores. Desta forma, visando explorar a Alfabetização Científica e sua efetivação na modalidade EaD, utilizou-se a pesquisa bibliográfica no intuito de responder às questões propostas. As pesquisas, quando comparadas, apresentam reforço positivo dentro da totalidade analisada. Conclui-se, assim, que a evolução entre a teoria e a prática da ciência é um processo necessário e, no contexto da EaD, por intermédio dos ambientes virtuais e de aprendizagem colaborativa, ferramentas fundamentais no auxílio ao desenvolvimento das capacidades individuais dos discentes faz-se possível.

Palavras-chave: Alfabetização Científica. Ensino a Distância. Inclusão Social. Potencializar.

 


Scientific Literacy and its Effectiveness in the EaD Mode

ABSTRACT

Distance Learning (DL) grows rapidly in the country, leading us to reflect on the progress of distance education in the effectiveness of understanding the scientific language. Science is a language that can be conducted through the Scientific Literacy as a basis to promote a more effective popular engagement as citizens in the struggle for rights and expansion of the interpreters for various issues and in various sectors. Thus, to explore the Scientific Literacy and its effectiveness in the distance education mode, we used the literature in order to answer the proposed questions. The researches when compared, exhibit positive reinforcement within the analyzed totality. It is therefore concluded that the theory evolution and practice of science is a necessary process, and in the context of distance learning through virtual environments and collaborative learning, these are fundamental tools to aid the students in the development of individual skills.

Keywords: Scientific Literacy. Distance learning. Social inclusion. To optmize.


Alfabetización Científica y su Efectividad en el Modo EaD

RESUMEN

La Educación a Distancia (EaD) crece de forma acelerada en el país, llevándonos a reflexionar sobre los avances de la EaD en la efectividad de la comprensión del lenguaje científico. La ciencia tiene un lenguaje que puede ser conducido a través de la Alfabetización Científica, como base a impulsar una participación más efectiva de la población como ciudadana en la lucha por los derechos y ampliación de los intérpretes de varias cuestiones y en varios sectores. De esta forma, con el objetivo de explorar la Alfabetización Científica y su efectividad en la modalidad EaD, se utilizó la investigación bibliográfica con el fin de responder a las cuestiones propuestas. Las investigaciones, cuando comparadas, presentan refuerzo positivo dentro de la totalidad analizada. Se concluye, así, que la evolución entre la teoría y la práctica de la ciencia es un proceso necesario y, en el contexto de la EaD, a través de los ambientes virtuales y de aprendizaje colaborativo, herramientas fundamentales en la ayuda al desarrollo de las capacidades individuales de los alumnos hace -si es posible.

Palabras clave: Alfabetización Científica. Enseñanza a Distancia. Inclusión Social. Apalancamiento.

 

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Biografia do Autor

Irineu Mario Colombo, IFPR - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná.

Professor de Filosofia e História do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Tem pós-doutorado em História da Educação (UFPR-2016), doutorado em História Social (UnB-2007), mestrado em Educação (UFPR-2002), especialização em Gestão Pública (IFPR-2010), especialização em História Econômica (FUNCEP-1992) e Licenciado em História (FAFI-Palmas- 1986). Pela atuação na gestão da expansão da Educação Profissional e Tecnológica, foi agraciado, pelo MEC, com a Medalha Nilo Peçanha (15/12/2010). Foi reitor do IFAL e do IFPR. Atualmente é professor no Câmpus Pinhais e docente do Programa de Mestrado Profissional em rede (ProfEPT). Tem experiência na área de História Social, Filosofia e História da Ciência e da Tecnologia, Políticas Públicas de Educação Profissional e Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Básica, Técnica e Tecnológica, sistema de ensino, política, legislação educacional e adolescência.

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Publicado

2018-08-02

Como Citar

Freiesleben, M., & Colombo, I. M. (2018). Alfabetização Científica e sua Efetivação na Modalidade EaD. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 17(1). https://doi.org/10.17143/rbaad.v17i1.42

Edição

Seção

Artigos Originais