Um estudo sobre a evasão no curso de física da Universidade Estadual de Maringá: modalidade presencial versus modalidade a distância

Mônica Bordim Sanches da Silva, Valdeni Soliani Franco

Resumo


Muitas pesquisas apontam que a evasão nos cursos de Licenciatura em Física nas Instituições de Ensino Superior brasileiras é grande. O presente artigo tem como objetivo fazer um estudo sobre a evasão no curso de Física da Universidade Estadual de Maringá, nas modalidades a distância e presencial. Para isso, foram analisados dados sobre o curso de Física, obtidos nos relatórios anuais da Universidade Estadual de Maringá (UEM), chamados Base de Dados, e dados disponibilizados na Diretoria de Assuntos acadêmicos (DAA) dessa instituição de Ensino Superior, campus Maringá. Além disso, foram entrevistados vinte alunos da modalidade presencial e vinte alunos da modalidade a distância, com o objetivo de conhecer o que eles pensam sobre a evasão e se eles já pensaram em abandonar o curso. Com base nas respostas, apresentam- -se possíveis motivos que levam os alunos a evadirem do curso de Física da UEM. A pesquisa se deu de forma qualitativa e foram adotadas como instrumento na coleta de dados entrevistas semi-estruturada e para a análise dos dados usou-se técnicas de Análise do Discurso. Os dados mostram que evasão no curso de Física da UEM também é preocupante. Sobre os depoimentos dos alunos conclui-se que o principal motivo que faz com que os alunos abandonem o curso de Física é a dificuldade com as disciplinas do curso e a falta de conhecimentos de Matemática Básica, necessários para compreensão dos conteúdos abordados no curso.

Palavras-chave


Evasão, curso de física a distância, curso de física presencial.

Texto completo:

PDF PDF - Inglês PDF - Espanhol

Referências


ALVES, A. P. V.; SALES, S. B. A evasão escolar na modalidade de ensino a distância: o pólo presencial de Itapemirim – ES. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA/ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 1., 2012. Anais... São Carlos: UFSCar, 2012. Disponível em: . Acesso em: 28 jul. 2014.

ARRUDA, S. M.; UENO, M. H. Sobre o ingresso, desistência e permanência no curso de Física da Universidade Estadual de Londrina: algumas reflexões. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 159-175, 2003.

BARROSO, M. F.; FALCÃO, E. B. M. Evasão universitária: o caso do Instituto de Física da UFRJ. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 9., 2004. Atas... Jaboticatubas: SBF, 2004. Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2011.

BRUNO-FARIA, M. de.; FRANCO, A. L. Causas da evasão em cursos de graduação em Administração em uma universidade pública federal. Revista Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 14, n. 3, p. 43-56, set./dez. 2011. Disponível em: . Acesso em: 28 jul. 2014.

CAMPOS, S. L. de. Análise da evasão no curso de Física da UEMS. 2010. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Dourados, 2010. Disponível em: . Acesso em: 19 jul. 2011.

COMARELLA, R. L. Educação superior a distância: evasão discente. 2009. 146 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Estadual de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

GOMES, F.; MOURA, D. Investigando as causas da evasão na licenciatura em Física do CEFET-RN. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 11., 2008, Curitiba. Atas... Curitiba: UTFPR, 2008. Disponível em: . Acesso em: 31 mar. 2011.

FERREIRA, F. C.; CAÍRES, A. R. L.; SILVA, A. A. da; OLIVEIRA, S. L. de. Diagnóstico de dificuldades conceituais em Física apresentadas por acadêmicos ingressantes em cursos da UFGD. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009, Florianópolis. Atas... Florianópolis: UFSC, 2009. Disponível em: . Acesso em: 24 jul. 2012.

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS; FUNDAÇÃO VITOR CIVITA. Atratividade da carreira docente no Brasil: relatório de pesquisa. São Paulo, 2009. GUERRA, V. M. L. Reflexão sobre alguns conceitos da análise do discurso de linha francesa. Revista Ensaios e Ciência, Anhanguera, v. 7, n. 1, p. 217-232, 2003.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Estatísticas dos professores no Brasil. Brasília: 2003.

JOELE, R. P.; CASTRO, C. S.; BRITO, L. P. Elementos motivadores para a evasão no curso de Física da UFPA. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 19., 2011, Manaus. Atas... Manaus: SBF, 2011. Disponível em: . Acesso em: 31 mar. 2011.

LEAL, R. B. A importância do tutor no processo de aprendizagem a distância. Revista Iberoamericana de Educación, v. 36, n. 3, 2005. Disponível em: . Acesso em: 29 maio 2012.

MAIA, M. de C.; MEIRELLES, F. de S.; PELA, S. K. Análise dos índices de evasão nos cursos superiores a distância do Brasil. 2004. Disponível em: . Acesso em: 28 jul. 2014.

MARTINS, A. R.; MOÇO, A. Educação a distância vale a pena? Nova Escola, 227 ed., nov.2009. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2012.

MARTINS, R. X.; SANTOS, T. L. P.; FRADE, E. das G.; SERAFIM, L. B. Por que eles desistem? Estudo sobre a evasão em cursos de licenciatura a distância. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 10., 2013, Belém. Anais. Belém: UFPA, 2013. Disponível em: . Acesso em: 28 jul. 2014.

MENDES, R. M. B; MENDES, G. M. F.; MACEDO FILHO, R. B.; PASCHOAL, C. W. de A. Dificuldades dos alunos do ensino médio com a Física e os físicos. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 17., 2007, São Luís. Atas... São Luís: SBF, 2007. Disponível em: . Acesso em: 24 jul. 2012.

MOREIRA, P. R.; GLÓRIA, L. G. L.; BARBOSA, W. J. C.; COSTA, C. G. da; CARVALHO, R. O. de; VIVEIRO, G. A. Evasão escolar nos cursos de graduação a distância. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 10., 2013, Belém. Anais... Belém: UFPA, 2013. Disponível em: . Acesso em: 28 jul. 2014.

PEREIRA, L. J. M; LIMA, M. C. A. Evasão no curso de Física da UFMA nos primeiros períodos do curso. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 17., 2007, São Luís. Atas... São Luís: SBF, 2007. Disponível em: . Acesso em: 31 mar. 2011.

PINTO, J. A.; MASSUNAGA, M. S. O. Professores de Física: uma tribo ameaçada de extinção. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 16., 2005, Rio de Janeiro. Atas... Rio de Janeiro: SBF, 2005. Disponível em: . Acesso em: 31 mar. 2011.

RATIER, R. Ser professor: uma escolha de poucos. Nova Escola, 229 ed., jan./fev. 2010. Disponível em: . Acesso em: 28 maio 2012.

RIBEIRO, B. V.; SILVESTRE, C. H. C.; SANTOS, D. D. de A.; CUNHA, D. C. N. da; LIMA, F. R. M.; GONÇALVES, G. C.; MENDES, R. F. P.; CAMPOS, V. P. P.; PORTILHO, O.; PEDROZA, A. C. Um estudo da evasão no curso de graduação em Física da UnB. 2008. 138 f. Relatório (Graduação em Física) – Programa de Educação Tutorial, Universidade de Brasília, Brasília, 2008. Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2011.

RUIZ, A. I.; RAMOS, M. N.; HINGEL, M. Escassez de professores no Ensino Médio: propostas estruturais e emergenciais. 2007. Disponível em: . Acesso em: 1 fev. 2011.

SILVA, A. M. da; MARQUES, A. L. F. Evasão em um curso de licenciatura em física, modalidade a distância. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA/ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 1., 2012, São Carlos. Anais... São Carlos: UFSCar, 2012. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2014.

SILVA, W. M.; ALMEIDA, A. A. C.; SILVA, J. D.; PEREIRA, M. P.; PEREIRA, V. O. B.; RIBEIRO, L. D. M.; GONZALES, M. M.; PEREIRA, A. R.; SILVA, A. V. Uma reflexão sobre a evasão no curso de Física do campus Catalão da UFG. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 19., 2011, Manaus. Atas... Manaus: SBF, 2011. Disponível em: . Acesso em: 31 mar. 2011.

VIANNEY, J. As representações sociais da educação a distância: uma investigação junto a alunos do ensino superior a distância e a alunos do ensino superior presencial. 2006. 330 f. Tese (Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas) – Universidade Estadual de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.17143/rbaad.v13i0.260

Fontes de Indexação:

 

© Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Brazilian Review of Open and Distance Learning Rua Vergueiro, 875 - 12º andar, conjuntos 123/124
Liberdade - CEP 01504-000 - São Paulo - Brasil
Tel: (55) 11 3275-3561 / Fax: (55) 11 3275-3724
rbaad@abed.org.br