A relevância do Design Instrucional do material didático para Web: relato de um estudo de caso

Autores

  • Andreza Regina Lopes da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cristina Pfeiffer Fundação CECIERJ.
  • Elizabeth Soares Bastos Fundação CECIERJ.
  • Sandra Menezes de Vasconcellos Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v13i0.255

Palavras-chave:

Educação a Distância, Web 2.0, Design Instrucional, Prática docente.

Resumo

Estudos científicos consolidados na área de educação a distância mostram a relevância do design instrucional na elaboração de material didático. Isto se deve, principalmente, à motivação e ao incentivo à autoaprendizagem que o material pode exercer no estimulo da autonomia dos estudantes na modalidade em que devem ser capazes de “construir” sua rede de conhecimento. Este fato foi levado em consideração na elaboração e implementação dos cursos on-line que compõem a área “Formação via Web” da Diretoria de Extensão da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ). Desde o segundo semestre de 2009, os cursos, que são gratuitos e oferecidos totalmente a distância, são direcionados a professores, em atividade, de escolas públicas e privadas. Neste artigo, é apresentado um estudo de caso por meio de uma pesquisa qualitativa realizada no período setembro/2009 a julho/2012 com os participantes de um destes cursos, intitulado Formação Continuada em Tecnologias Educacionais na Web (FCTEWeb) – Módulos 1 e 2. Dos 1.364 professores cursistas atendidos no período citado, de acordo com os resultados obtidos nesta pesquisa, com os 682 cursistas aprovados, ficaram evidenciadas a satisfação e a aprovação dos cursistas em relação ao modelo de design instrucional utilizado. Segundo eles, este modelo não só facilitou o processo de aprendizagem no que diz respeito à utilização de algumas ferramentas Web 2.0, bem como a posterior aplicação em sua prática docente, proposta principal do curso FCTEWeb.

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Publicado

2014-05-24

Como Citar

Lopes da Silva, A. R., Pfeiffer, C., Soares Bastos, E., & Menezes de Vasconcellos, S. (2014). A relevância do Design Instrucional do material didático para Web: relato de um estudo de caso. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 13. https://doi.org/10.17143/rbaad.v13i0.255

Edição

Seção

Artigos