História da EAD no Sertão Pernambucano: o rádio e o movimento de educação de base

José Roberto Barbosa Feitosa, Ricardo Barbosa Bitencourt

Resumo


A educação a distância vem, a cada dia, se popularizando no mundo, especialmente com o avanço no acesso aos recursos mediados com a ajuda da internet. Esse processo, que não é nada recente, envolveu o desenvolvimento de tecnologias e metodologias que vão, desde o ensino por carta/correspondência, passando pelo rádio até chegar aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Neste trabalho, através de uma pesquisa de campo, de inspiração etnográfica, tenta-se mostrar um recorte dessa história no Sertão Pernambucano, com foco nos processos de atuação que envolvem o rádio no Movimento de Educação de Base – MEB.

Palavras-chave


MEB, radiodifusão, Emissora Rural, Petrolina.

Texto completo:

PDF PDF - Espanhol

Referências


BARROS, L. L. D.; SANTOS, A. A voz censurada: os impactos da ditadura militar na rádio A Voz do São Francisco – Emissora Rural. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 35., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Intercom, 2012. Disponível em: . Acesso em: 5 set. 2014.

FÁVERO, O. MEB – Movimento de Educação de Base: primeiros tempos (1961-1966). In: ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5., 2004, Évora. Anais... Évora: Universidade de Évora, 2004.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOMES et al. Comunicação multidirecional: um ambiente de aprendizagem na educação a distância. Disponível em: . Acesso em: 5 set. 2014.

INSTITUTO HUMANISTAS UNISINOS. Dom José Vicente Távora: um exemplo de trabalho social no Brasil. Entrevista especial com Marina Bandeira. 2010. Disponível em: . Acesso em: 5 set. 2014.

MELO, J. M. Síndrome da mordaça: a maldição da censura no Brasil. In: ______ (Org.). Síndrome da mordaça: mídia e censura no Brasil. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2007.

NAKAZONE, B. V. Educação a distância como ferramenta no combate ao analfabetismo de jovens e adultos em São Paulo. 2005. Disponível em: . Acesso em: dez. 2012.

KADT, E. de. Católicos radicais no Brasil. Brasília: UNESCO/ MEC, 2007. 332 p. (Coleção Educação para Todos).

KLÖCKNER, L. O Repórter Esso: a síntese radiofônica mundial que fez história. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2008.

MATTAR, J. Guia de Educação a Distância. São Paulo: Cengage Learning, 2011. OLIVARES, M. G.; GUEDES, C. Globalización, inversiones extranjeras y desarrollo en América Latina. Disponível em: . Acesso em: 5 set. 2014.

OLIVEIRA, C. V. de. Construção do conhecimento mediado pela educação online. 2005. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Tecnologia Educacional) – Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: . Acesso em: 5 set. 2014.

PIAGET, J.; GRÉCO, P. Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974.




DOI: http://dx.doi.org/10.17143/rbaad.v13i0.254

Fontes de Indexação:

 

© Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Brazilian Review of Open and Distance Learning Rua Vergueiro, 875 - 12º andar, conjuntos 123/124
Liberdade - CEP 01504-000 - São Paulo - Brasil
Tel: (55) 11 3275-3561 / Fax: (55) 11 3275-3724
rbaad@abed.org.br