O Método de Caso na formação de gestores da educação pública: uma experiência na pós-graduação profi ssional a distância

Autores

  • Rogéria Campos de Almeida Dutra Departamento de Ciências Sociais da UFJF
  • Hilda Aparecida Linhares da Silva Micare Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação − CAED.
  • Manuel Fernando Palácios da Cunha e Melo Universidade Federal de Juiz de Fora, Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação − CAED.

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v12i0.248

Palavras-chave:

método de caso, mestrado profi ssional, gestão da educação

Resumo

No presente artigo, é analisada a experiência de utilização do método de estudo de caso (case method), em um curso de mestrado profi ssional em educação, na área de avaliação e gestão da educação pública a distância. São apresentados os princípios orientadores e a estrutura curricular do curso, enfatizando- -se o caráter interdisciplinar e a integração entre aspectos empíricos e teóricos que os estudos de caso desempenham na formação dos gestores da educação pública como agentes capazes de conduzir mudanças efetivas nos sistemas de ensino. A discussão de um case num ambiente virtual de aprendizagem é analisada enquanto situação de produção de linguagem na qual ocorre um processo de negociação e reconstrução de signifi cados, que subsidiam processos de tomada de decisão sobre situações problema que fazem parte do cotidiano dos gestores da educação pública brasileira.

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Publicado

2013-05-24

Como Citar

Campos de Almeida Dutra, R., Linhares da Silva Micare, H. A., & Palácios da Cunha e Melo, M. F. (2013). O Método de Caso na formação de gestores da educação pública: uma experiência na pós-graduação profi ssional a distância. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 12. https://doi.org/10.17143/rbaad.v12i0.248

Edição

Seção

Artigos