O Método de Caso na formação de gestores da educação pública: uma experiência na pós-graduação profi ssional a distância

  • Rogéria Campos de Almeida Dutra Departamento de Ciências Sociais da UFJF
  • Hilda Aparecida Linhares da Silva Micare Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação − CAED.
  • Manuel Fernando Palácios da Cunha e Melo Universidade Federal de Juiz de Fora, Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação − CAED.
Palavras-chave: método de caso, mestrado profi ssional, gestão da educação

Resumo

No presente artigo, é analisada a experiência de utilização do método de estudo de caso (case method), em um curso de mestrado profi ssional em educação, na área de avaliação e gestão da educação pública a distância. São apresentados os princípios orientadores e a estrutura curricular do curso, enfatizando- -se o caráter interdisciplinar e a integração entre aspectos empíricos e teóricos que os estudos de caso desempenham na formação dos gestores da educação pública como agentes capazes de conduzir mudanças efetivas nos sistemas de ensino. A discussão de um case num ambiente virtual de aprendizagem é analisada enquanto situação de produção de linguagem na qual ocorre um processo de negociação e reconstrução de signifi cados, que subsidiam processos de tomada de decisão sobre situações problema que fazem parte do cotidiano dos gestores da educação pública brasileira.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

CAEd/UFJF. Programa de Pós-graduação Profi ssional em Gestão e Avaliação da Educação Básica. Juiz de Fora: setembro, 2009. Trabalho não publicado.

CONNANT, James Bryant. Dois modos de pensar.: meus encontros com a ciência e a educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional/Universidade de São Paulo,1968.

ELLET, W. Th e case study handbook: how to read, discuss and write persuasively about cases.Boston: Harvard Business School Press, 2007.

KIMBALL,B. Th e inception of modern professional education: C.C. Langdell, 1826-1906. Chapel Hill:Th e University of North Carolina Press, 2009.

MENEZES, M. A. Do método de caso ao case: a trajetória de uma ferramenta pedagógica. Educação e Pesquisa. São Paulo, vol. 35, n.1.jan/abril 2009. p.129-143.

MERSETH, K. Cases and case methods in teacher education. In: SIKULA, John (ed.) Handbook of research on teacher education. New York: MacMillan Publishing Company, 1996. p.722-744.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profi ssão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2005.

Publicado
2013-05-24
Seção
Artigos